• Carregando...
Colomba Pascal
A colomba pascal é a tradicional sobremesa de Páscoa na Itália| Foto:

A Páscoa em terras italianas começa antes. É isso mesmo. No finalzinho do mês de fevereiro, basta entrar em qualquer supermercado ou confeitaria para perceber que é já é hora de pensar nessa data especial. Basta dizer que o supermercado gourmet Eataly decidiu até instituir o primeiro Ovo & Colomba Day com direito a descontos de até 20% na compra destes dois produtos. E por aqui, não é só o ovo de chocolate que faz a alegria dos italianos.

Eataly Pascoa
Já no início de março, supermercados começam a vender ovos de Páscoa e colombas | Divulgação

Há outro "doce" que é parte integrante da tradição no domingo de Páscoa dos italianos, de norte a sul: a colomba pascal, um  pão doce que tem o formato de uma pomba - por isso colomba, que quer dizer pomba, em italiano - e que em tem em sua massa raspas de laranja, laranja cristalizada e cobertura de calda de açúcar e amêndoas. Pode parecer e lembrar o panetone, mas não é!

Diz a lenda, que o rei Alboino, que governou a região da Lombardia, da qual Milão é capital, no século VI, ao passar pela cidade de Pavia, que fica aqui pertinho, decidiu destruí-la ateando fogo. Era véspera do feriado de Páscoa, de 572.  A  tragédia só não se concretizou pois um padeiro ofereceu ao nobre um pão doce em formato de pomba, conseguindo assim amenizar a fúria do rei.

Colomba Bur
A colomba pascal é vendida em vários tamanhos e preços| Divulgação

A colomba pascal é vendida em vários tamanhos. Há também no mercado as versões gourmet com chocolate e pistache. Nas confeitarias, são feitas artesanalmente e por isso são mais caras. O preço varia de 15 a 35 euros, enquanto nos supermercados dá até para encontrar as de marcas industriais por até 3 euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]