• Carregando...
Aonde ir depois do teatro
| Foto:

Saudações, notívagos! Começou o período mais efervescente do ano nessa nossa cidade tão acabrunhada: até o dia 8 de abril, mais de 200 mil espectadores devem conferir as cerca de 400 encenações – sendo 365 no Fringe, 29 na Mostra 2012 (com oito estreias nacionais) e três na nova seleção com temática adulta, a Mostra XXX – do Festival de Curitiba, sem falar nos eventos paralelos, como Gastronomix, Guritiba, DeRepente, Risorama e Mish Mash.

Aos espectadores e profissionais locais vão se somar milhares de pessoas de outras cidades, estados e países, atraídos pelo maior evento de artes cênicas do Brasil. Ou seja, nesses 13 dias, Curitiba vai estar bombando. Mas nem só de teatro vive o Festival, e muita gente vai querer esticar a programação noite adentro. É aí que a gente entra: eu vou começar uma pequena lista de lugares, shows ou baladas bacanas que vão rolar nas redondezas dos principais teatros. E você, nobre boêmio local, fique à vontade para turbinar a lista com outros programas que julgar interessantes – de preferência, no roteiro dos espaços cênicos. Você pode dar os seus pitacos logo abaixo do texto, nos comentários. Eis a relação preliminar:

CIRCUITO GUAÍRA E ADJACÊNCIAS (Guairinha, Mini-Guaíra, Reitoria)

Mafalda Café e Bistrô (Rua Tibagi, 75) – O charmoso bistrô fica nos fundos do Teatro Guaíra, tem capacidade para 80 pessoas, serve almoço e é um excelente ambiente para happy hour, com um café anexo. No cardápio, pratos, sanduíches, petiscos e comidinhas bem elaboradas, com preço honesto. Experimente: as mini-pizzas no pão sírio, com destaque para a de gorgonzola e damasco, e as massas. Funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 14h, e das 18 às 2h; aos sábados e feriados, das 19 às 2h. Informações e reservas pelo telefone (41) 3079-1623.

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
O Café Mafalda: decoração inspirada e boa comida atrás do Teatro Guaíra.

Café do Teatro (Rua Amintas de Barros, 154) – Tradicional ponto de encontro da classe teatral curitibana, o boteco tem capacidade para 160 pessoas e funciona desde 1984 a uma quadra do Teatro Guaíra. Diversos itens do cardápio levam o nome de espetáculos teatrais, e você fatalmente vai esbarrar com diretores, produtores e atores, como o habitué Ranieri Gonzáles. Experimente: o sanduíche O Ventre do Minotauro e as panquecas, especialmente a de carne. Abre de segunda a domingo, das 18h até o último cliente. Informações e reservas pelo telefone (41) 3233-3920.

Jokers Pub Café (Rua São Francisco, 164) – Aberto em 2001 numa casa tombada pelo patrimônio histórico, é uma das principais casas noturnas da cidade. Tem seis ambientes, variada programação com DJs e música ao vivo, decoração inspirada no circo, comida de primeira e até uma juke box. Experimente: o Mignon Diable, o sanduíche Pif-Paf Mignon e os dois Hambúrgueres do Picadeiro (Barbecue e Gorgonzola). Informações e reservas pelo telefone (41) 3013-5164, ou neste site.

Divulgação
A fachada do Jokers: seis ambientes, boa música, menu atraente e decoração circense.

CIRCUITO LARGO DA ORDEM

Espaço Cult (Rua Dr. Claudino dos Santos, 72) – Localizada em frente ao Memorial de Curitiba, a casa de shows tem capacidade para 900 pessoas e vai abrigar algumas das principais festas do Festival de Curitiba. Nesta quinta, o espaço recebe as bandas curitibanas Supercolor e Gentileza; no sábado, o ator e DJ Pedro Neschling traz a FUNFarra, considerada “a festa pop mais cool do Rio de Janeiro; e na quinta, dia 5 de abril, é a vez dos Filhos do Rio Belém e do grupo Serenô Sambas e Afins.

Baixo São Francisco – Apesar da sua tradição e de abrigar diversos espaços do Fringe – além do próprio QG do Festival, no Memorial de Curitiba –, o Largo da Ordem não dispõe de muitos bares e restaurantes à altura do evento (com exceção do tradicional restaurante Schwarzwald, mais conhecido como Bar do Alemão). As melhores opções da região estão um pouco mais abaixo, nas ruas Trajano Reis, Duque de Caxias e Inácio Lustosa: Wonka Bar, O Torto, Brooklyn Coffee Shop, The Peppers Bar, Blues Velvet, Chinasky. Experimente: explorar toda a região a pé.

Hugo Harada/Gazeta do Povo
O Brooklyn Coffee Shop: charme e estilo no Baixo São Francisco.

CIRCUITO TEATRO POSITIVO

Casa da Mãe Joana Gastronomia (Rua Jerônimo Durski, 1.010) – Não tem praticamente nada perto do Teatro Positivo… mas, na volta, se você vier pela Rua Martim Afonso e virar à direita na Jerônimo Durski, vai parar na Casa da Mãe Joana. É um restaurante muito agradável, cujo conceito é a culinária caseira com um toque de sofisticação – tanto que todos os pratos são finalizados no forno a lenha. A decoração é cuidadosa, e o espaço tem uma deliciosa área externa, ideal para os dias mais quentes. Experimente: as massas. O escondidinho e o filé à parmegiana também parecem bastante apetitosos. Abre de segunda a sexta, das 18 à 1h, e aos sábados, das 11 às 16h, e das 18 à 1h.

Beto Batata Barigüi (ParkShopping Barigüi) – Quando você estiver se dirigindo ao Teatro Positivo, pela Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, muito provavelmente vai passar pelo portentoso ParkShopping Barigüi. Pois lá dentro (mas com uma entrada independente) funciona um Beto Batata, restaurante especializado em batatas suíças, e que nesta unidade também oferece música ao vivo de excelente qualidade – principalmente jazz, blues, samba e MPB. Experimente: uma das 25 opções de batata suíça do cardápio, lógico! Funciona diariamente, das 11 à 1h.

Park Gourmet (ParkShopping Barigüi) – No mesmo shopping, há uma opção para quem preferir uma gastronomia mais refinada: o ParkGourmet, que reúne oito restaurantes de culinárias diversas: frutos do mar, italiana, mediterrânea, árabe, asiática, contemporânea e brasileira. Tem acesso e horários diferentes dos do shopping. Experimente: as especialidades do Bistrô do Victor, La Pasta Gialla, Soto e Mediterrâneo.

Rua Bispo Dom José – Espécie de “Sunset Strip” curitibana, reúne inúmeros bares e casas noturnas ao longo de menos de um quilômetro de via. As opções incluem baladas sertanejas (Backstage e Hold’Em Country), bares temáticos (Taco El Pancho, Soviet, Peggy Sue, Sheridan’s, Taj), botecos (Santa Marta, Beto Batata, Papo Furado) e até uma casa especializada em funk e pagode (Plock Bar). Experimente: tudo!

CIRCUITO BOM JESUS

Aos Democratas (Rua Dr. Pedrosa, 485) – Inaugurado em 2003, é um dos maiores cases de sucesso da noite curitibana. Quando abriu, era apenas uma portinha na Rua Dr. Pedrosa. Nove anos depois, a combinação futebol na tevê + samba + chope gelado/petiscos gostosos deu tão certo que transformou o bar numa megabalada, com três andares, diversos ambientes e capacidade para mais de 1,2 mil pessoas. Experimente: o bolinho de feijoada e as rodas de samba das quintas-feiras, que, nesta semana, aniversário de Curitiba, traz ninguém menos que Neguinho da Beija-Flor. Informações e reservas pelo telefone (41) 3024-4496, ou neste site.

Antonio Costa/Gazeta do Povo
O Aos Democratas: samba, chope gelado, futebol e espaço para 1,2 mil pessoas.

CIRCUITO SESC DA ESQUINA

Gonzáles y García (Rua Visconde do Rio Branco, 948) – Este é o bar-restaurante mais próximo de um dos espaços do Festival de Curitiba: fica exatamente na frente do Sesc da Esquina. Para completar, a comida – inspirada nas tabernas e nos tapas bar de Madri e Barcelona – é deliciosa. A notícia ruim é que o espaço é relativamente pequeno, com capacidade para 120 pessoas. Ou seja, é bom fazer reserva ou chegar cedo. Experimente: as tapas e a porção de croquete de batata recheado com jamón e queijo emental. É para comer de joelhos! Informações e reservas pelo telefone (41) 3053-9933.

Divulgação
O Gonzáles y García: cozinha espanhola e sangrias em frente ao Sesc da Esquina.

O Pensador (Rua Visconde do Rio Branco, 766) – Na mesma Visconde do Rio Branco, duas quadras acima, funciona O Pensador. Mistura de bistrô, bar e café, ganhou fama pela comida boa e pela programação musical refinada, com a presença de alguns dos melhores músicos da cidade. Nesta quarta, por exemplo, tem Three Bop Pills, com o melhor da country music e do rock n’ roll anos 50; a quinta será dedicada ao jazz, com Kadu Lambach e Décio Caetano; e na sexta, Maytê Corrêa canta samba e MPB. Experimente: o Pica-Pau na Mostarda (porção de mignon grelhado com molho de mostarda francesa). Informações e reservas pelo telefone (41) 3014-4114.

CIRCUITO TEATRO PAIOL

Mercearia do Português (Rua Chile, 2.041) – Saindo do Teatro Paiol rumo ao Água Verde, a melhor opção está na Rua Chile: a Mercearia do Português é um boteco que lembra os armazéns dos anos 40, com baldes, vassouras e outros itens antigos pendurados nas paredes. É um espaço aconchegante para um happy hour, com petiscos bastante saborosos. Experimente: o bolinho de bacalhau, cuja receita é herança de família, e os outros pratos portugueses do cardápio. Informações e reservas pelo telefone (41) 3332-1267.

***

E você, que programa sugere para antes ou depois das peças do Festival de Curitiba?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]