• Carregando...
Cinco lugares que você PRECISA conhecer em Curitiba
| Foto:

Saudações, notívagos! Hoje escrevo para você que passa o verão na capital – seja de férias, seja por causa do trabalho –, e anda aflito com o clima modorrento da cidade. Sim, uma galera picou a mula para se esbaldar em alguma praia do Brasil… mas sem muvuca dá para desbravar alguns lugares “alternativos” de Curitiba, como esses cinco que eu selecionei:

Quintana Café e Restaurante (Av. do Batel, 1.440): Um bistrô charmoso – mas sem frescura – no coração do Batel, com comida de primeira, mesinhas (e redes!) à sombra das árvores e ainda uma biblioteca com centenas de títulos, disponíveis para empréstimo. Assim é o Quintana, que reabre nesta quarta-feira, depois de passar por uma reforma. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 18 horas, e aos domingos, do meio-dia às 16 horas. Nos fins de semana, a casa serve um brunch especial com pratos quentes, frios, doces e salgados. Informações e reservas pelo telefone (41) 3078-6044, ou neste site.

Pantagruel (Rua Joaquim de Mattos Barreto, 416 – São Lourenço): Falando em mesas ao ar livre – a “praia” dos curitibanos no verão –, este é o grande trunfo do Pantagruel. São 100 lugares no gramado do enorme quintal da casa que abriga o restaurante, especializado em comida caseira brasileira e petiscos. Outra vantagem é que ele permite levar vinhos e não cobra rolha. Abre aos sábados e domingos, do meio-dia às 17 horas. Outras informações pelo telefone (41) 3253-7772.

BelleVille Bar (Rua João Guariza, 632 – São Lourenço): Um pequeno bar inspirado na belíssima animação As Bicicletas de Belleville, às margens de uma ciclovia e ao lado de uma bicicletaria. A “magrela” está em todos os detalhes do Belleville, da decoração ao bicicletário na calçada. Além disso, as comidinhas são deliciosas e o som incrível, com blues e rock ao vivo de quinta a domingo, e discotecagem de vinil com um convidado diferente a cada quarta-feira. Funciona de terça a sexta, das 17 horas à meia-noite, e aos sábados e domingos, das 15 horas à meia-noite. Mais detalhes pelo telefone (41) 3387-9108, ou no site do bar.

Luigi Poniwass
O BelleVille Bar: bicicletas, comida boa e sonzeira ao vivo.

Txapela (Rua Ébano Pereira, 269 – Centro): Certamente você conhece bares ou restaurantes especializados na culinária espanhola. Mas sabia que há em Curitiba um espaço dedicado à gastronomia do País Basco?! É o Txapela, restaurante temático aberto no ano passado, com ambiente descolado, um cardápio de dar água na boca e preços honestos. Os destaques são os pintxos (espetinhos de frutos do mar), tapas, montaditos (minibaguetes com condimentos), paella e fideua (espécie de paella de espaguete). Vale a pena experimentar o txupito, drink pirotécnico acompanhado de marshmallow. Funciona de segunda a quinta, das 11h30 às 23h30, e às sextas e sábados, das 11h30 à meia-noite. Informações pelo telefone (41) 3233-6810, ou neste site.

Luigi Poniwass
O Txapela: decoração e gastronomia basca/catalã a preços honestos.

Bar do Pachá (Rua Claudio Manoel da Costa, 548 – Bom Retiro): “Boteco com comida de restaurante”. Esse é o mote do Bar do Pachá, seguido à risca pelo chef Zico Garcez, que comanda o estabelecimento há um ano e meio. Em que outro boteco você vai encontrar iguarias como ceviche, mini-pastéis de queijo gruyére ou voulovants com champignon a la crema ao lado de comidinhas mais “normais”, como escondidinhos, iscas de mignon e sanduíches? Detalhe: tudo no capricho, para comer de joelhos! O ambiente é decorado com fotos da equipe de gincanas Les Paxá, que fez história no Clube Curitibano nos anos 70, e também com imagens de santos de diversas religiões. Funciona de segunda a quinta, das 17 à 1 hora; às sextas, das 16 à 1 hora, e aos sábados, das 11 às 17 horas. Outras informações pelo telefone (41) 3044-4480.

Luigi Poniwass
O ambiente interno do Bar do Pachá, no Bom Retiro: boteco com comida de restaurante.

***

E você, conhece algum bar, restaurante ou balada à margem do circuito, e que mereça ser divulgado?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]