• Carregando...
Curitiba tem carnaval de rua e baile carioca
| Foto:

Minhas cordiais saudações, bravos boêmios desta chácara iluminada (copyright by João, de Milão). OK, estamos furiosos com a escassez de grandes shows, com a hegemonia do sertanejo “universitário”, com as marias-camarote. Mas hoje, só pra variar, vou parar de mimimi e chamar a atenção de vocês para dois acontecimentos culturais que rolam nos próximos dias e que me enchem de orgulho de ser curitibano.

O primeiro deles, aliás, não acontece só agora, mas nos seis domingos que antecedem a folia (ou seja, ainda restam dois): o cortejo pré-carnavalesco do bloco Garibaldis e Sacis. Pré-carnaval em Curitiba? Deve ser tão animado quanto um funeral em Copenhague, debochará o leitor incrédulo. Pois fiquem sabendo que o grito de carnaval dos Garibaldis não só bomba, como é bem divertido.

Luigi Poniwass
A muvuca do Garibaldis e Sacis na praça do Relógio das Flores.

Eu estive lá dois domingos atrás, e a galera entra no clima mesmo. Muita gente vai fantasiada, dança e canta junto os sambas, marchinhas, cirandas e até funks entoados de cima do mini-trio elétrico (uma Kombi com sistema de som), tanto músicas consagradas como composições do próprio bloco, que tem o grupo Mundaréu na retaguarda. E os foliões que acompanham a Kombi elétrica são bem ecléticos: indies, fashionistas, neohippies, rastafáris, gente “normal”, famílias, crianças, tiozinhos… todos na maior empolgação, por incrível que pareça. Um dos momentos mais bonitos da festa é a ciranda em volta do Bebedouro, no largo onde fica a Casa Vermelha.

Silvana Camboim
Foliões mascarados, uma das atrações do bloco.

Portanto, se você gosta de carnaval e vai estar em Curitiba nos próximos domingos, 31 de janeiro e 7 de fevereiro, anote na sua agenda: o Garibaldis e Sacis se concentra a partir das 16 horas, na praça do Relógio das Flores, em frente à Sociedade Garibaldi. Fica um tempo lá, e depois desce pelo Largo até o Bar Brasileirinho, na altura do Conservatório de MPB de Curitiba. Embora a festa seja mais breve, você vai se sentir nas ladeiras de Olinda. E garanto que não vai se arrepender… se quiser saber mais detalhes sobre o bloco, acesse o perfil dele no Orkut.

O outro evento digno de orgulho dos próximos dias é a segunda edição deste ano do Baile Carioca no Era Só O Que Faltava (Av. República Argentina, 1.334), na próxima segunda-feira, a partir das 20 horas. As atrações são imperdíveis: a banda Stereo Maracanã, que já esteve por lá no ano passado e faz um dos sons mais originais que eu ouvi ultimamente, e o MC Marechal. Mais detalhes pelo telefone (41) 3342-0826 ou neste site.

Como aperitivo pro show de segunda, deem uma olhada na música “Braço”, ao vivo na MTV:

Curtiu? Portanto, ao invés de ficar se lamuriando, que tal cair na folia e mostrar que nem todo curitibano é soturno? Bom fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]