• Carregando...
Relembre seus melhores momentos no AeroAnta
| Foto:

Saudações, notívagos! Hoje peço licença para falar à minha geração – a galera que começou a sair nos anos 90, e hoje tem entre 30 e 50 anos. Mais especificamente, para quem (como eu) teve o privilégio de frequentar a melhor casa de shows de todos os tempos em Curitiba, o AeroAnta.

É que eu tive uma excelente notícia na semana passada, quando fui entrevistar um dos sócios da casa, o Henrique Braga: ele admitiu reabrir o estabelecimento, a quem chama de “leão adormecido”. Para isso, precisa de um espaço adequado, e se dispõe até a abrir a sociedade para “gente série e comprometida com o conceito” do AeroAnta. Você pode saber a história toda na minha matéria, que saiu domingo no Caderno G.

Acervo/AeroAnta
A fachada do AeroAnta, no enorme terreno da Rua Piquiri: “leão adormecido”.

Como a ideia para a reportagem partiu dos comentários de vocês no post sobre o Circo Voador, além da enorme repercussão de uma simples menção ao AeroAnta no Facebook, nada mais justo que abrir este espaço para vocês dividirem conosco as suas noites inesquecíveis na casa mais querida da cidade.

Acervo/AeroAnta
A novata e maltrapilha Cássia Eller, em show histórico no AeroAnta.

Para inspirá-los, reproduzo a seguir algumas mensagens pinçadas da avalanche de e-mails e comentários que recebemos aqui na redação desde que a matéria foi publicada – além do depoimento do amigo Fabiano Camargo, que foi assessor de imprensa do Aero. Como aperitivo, e pra você que era muito criança na época, deixo também uma playlist com trechos de shows memoráveis na casa:

“Eram noites mágicas. Sob os olhares da anta com o enigmático sorriso de Mona Lisa, vimos, bem de perto, figuras mitológicas – Little Richard, Buddy Guy, Steppenwolf, Eric Burdon… presenciamos grandes artistas com o frescor do início da carreira, como Chico Science e Cássia Eller. Assistimos ao retorno de tantos outros, de Ben Jor a Tim Maia (sim, ele veio! E duas vezes!!!). Tivemos boas surpresas com as bandas que saltavam do underground de Curitiba e de todo o país. Brindamos em ótimas festas, dançamos na pista com o Skuba e The Wailers, procuramos a “borboleta psicodélica” junto com o Guetto, batemos papos no grande balcão, pogamos ao som do Ratos de Porão, Bad Religion e Exploited, disputamos as palhetas de guitarristas como Vai, Satriani e Robert Cray. E tudo no mesmo endereço, o número 289 da Rua Piquiri.”

Fabiano Camargo, jornalista. Atuou na assessoria de imprensa do AeroAnta durante cinco anos. Antes disso, já era frequentador assíduo da casa.

Acervo/AeroAnta
O “síndico” Tim Maia, durante show em Curitiba.

“Gente, vocês não imaginam a surpresa quando vi a manchete: Aeroanta pode levantar voo outra vez! Este local fez parte de minha juventude, onde a diversão não era sinônimo de confusão… lembro muito bem das (diversas) vezes que lá estive, inclusive senti uma dorzinha no coração quando relembrei dos shows que lá assisti, agora revivenciados nesta reportagem. Lembranças… Maravilhosas lembranças!

Shows inesquecíveis? Desde um síndico marrento (mas que lá compareceu!!! Meninas, eu vi!!!) até cover do U2, com aquela inesquecível bateria “rosa choque” brilhando no escuro. Eu ia ao delírio, suando feito louca, bebendo água e refrigerante, mas não muitos, porque vivia na maior dureza! Saudade? Saudade, sim! Nostalgia boa, agora amenizada com esta notícia de esperança.

Frequentar? Lógico!!! Quero ver o “leão adormecido” rugir em breve em CWB, pra minha alegria, de meus contemporâneos e, quem sabe, até de meu filho, em baladinhas matinés (*ele só tem 5 aninhos) ou então em futuramente, em sua juventude, regada a muita saúde, diversão e responsabilidade!!!”

Gisele Durigan

“’Qual o show inesquecível no AeroAnta?’ Mais fácil responder os números da Mega Sena da semana que vem. Todos os shows que assisti no Aero foram inesquecíveis. Desde o primeiro da minha vida: Devotos de Nossa Senhora Aparecida, que fui com um amigo e não nos deixaram entrar pela idade [motivo pelo qual o pai desse amigo TEVE que voltar lá e entrar como nosso responsável] até o último com o Toy Dolls.

Quarta-feira era dia de AeroAnta. Éramos os primeiros a chegar e últimos a sair. Sempre o mesmo ritual, sentar na escadinha ao lado da entrada, ver todo mundo chegar, ir para a pista e, quando tocava Beastie Boys, já sabíamos, a cortina ia abrir e outro show inesquecível ia começar. Boi Mamão, Woyzeck, Resist Control, Pogobol, Pato Fu, Raimundos, Chico Science, Maria do Relento, Jorge Cabeleira e o Dia Em Que Seremos Todos Inúteis, Funk Fuckers, Planet Hemp… Enfim, a lista é imensa.

A lembrança mais ‘concreta’ que tenho daqueles tempos é uma eterna dor no ombro esquerdo, resultado de um mosh malsucedido em um show do Resist Control. Outro fato inesquecível foi o final do show de lançamento da Coletânea Paredão. No meio do show do Funk Fuckers a luz acendeu, o som foi desligado, abriram a saída de emergência e tinha polícia lá dentro. Ninguém entendia o que estava acontecendo até sair e ver um carro literalmente entalado na entrada, ao lado da bilheteria. Surreal.

Mas lembro de tudo, dos lançamentos de clips do Boi Mamão, do cadeirante que moshava, da TV Aeroanta, dos vídeos de Faces da Morte passando no telão, do calor no último show do Chico Science lá [não cabia mais uma agulha lá dentro], das conversas com as bandas depois dos shows… enfim, posso dizer em alto e bom som: Fui feliz no Aeroanta.”

Rui Bittencourt

Acervo/AeroAnta
Chico Science, fundador do manguebeat, que tocou pela última vez no AeroAnta em 1995.

“Certeza absoluta que volto a frequentar o Aeroanta. Quando mesmo ??? Hehehe Foram tantos shows inesquecíveis que vi lá. Fernanda Abreu (show Veneno da Lata), Cássia Eller, Paralamas… mas o que ficou inesquecível foi o saudoso Chico Science. Eu assisti 2 shows dele. Maravilhoso mesmo!!! Mas um detalhe que pra mim será sempre lembrado: o melhor beijo da minha vida foi dado lá dentro. O cara era um funcionário da casa (acho que comercial). Nos olhamos a noite toda e um momento que passei por ele, me agarrou sem perguntar nome, sem querer saber de nada… inesquecível !!!! Nunca mais esqueci desse momento lá dentro. Voltaaa !!! Quem sabe não reencontro essa pessoa lá dentro? Hehehe

Silvana Pinto

E você? Qual a sua história no AeroAnta?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]