Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Ação dos patrocinadores pode ser a chave para prevenção e combate ao abuso sexual no esporte

A Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados realiza na terça-feira (15) um debate sobre um projeto de lei que obriga instituições esportivas patrocinadas por bancos públicos a manter ações de combate ao abuso sexual em suas instalações.

O projeto, de autoria da deputada Érika Kokay (PT-DF), é focado principalmente no futebol – esporte mais popular do país e que nos últimos anos tem recebido pesados investimentos por parte da Caixa Econômica Federal. Mas com os escândalos envolvendo outras modalidades, especialmente a ginástica, após denúncias reveladas pela TV Globo, a discussão será expandida.

“Esse projeto de lei obriga os clubes a tomarem medidas preventivas de combate ao abuso sexual infantil. Essa prevenção precisa ocorrer em todas as modalidades do esporte”, explicou o deputado Roberto Alves (PRB-SP), membro da Comissão de Esporte e autor do requerimento para o debate.

A Comissão havia proposto outro debate para quarta-feira (16), focado especialmente na ginástica, mas por problemas de agenda o encontro foi adiado, ainda sem data marcada para a realização.

Punição em dobro?
Uma das discussões que se instalaram após a divulgação das denúncias na ginástica diz respeito a uma possível retirada de apoio por parte dos patrocinadores. A Caixa Econômica Federal, que investe na ginástica, sinalizou com a possibilidade. O problema que tal ideia poderia gerar seria que a atitude representaria uma “punição em dobro” aos atletas, que são vítimas da violência e ficariam sem recursos para a prática do esporte.

O deputado Roberto Alves aponta que a preocupação está no radar da comissão. “Nós não podemos punir todos os atletas por causa de uma pessoa”, destacou.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.