• Carregando...
Amoêdo em estado de graça
| Foto:

Um dos candidatos à Presidência da República está sendo muito falado nas redes sociais, sobretudo por ser um dos únicos que apresentam evolução constante nas pesquisas. Trata-se de João Amoêdo, o estreante em eleições, candidato do partido Novo ao posto mais alto do Executivo.

Os números estão favoráveis a ele, que saltou de 1% a 4% nas mais recentes pesquisas* eleitorais: Amoêdo registrou 1% no último levantamento do Ibope, 2% no Datafolha e 4% no BTG/FSB.

A própria direção da campanha afirma que a candidatura segue alta e aposta em números mais expressivos nas próximas amostragens.

No entanto, com a chegada do horário eleitoral gratuito, o candidato do Novo irá esbarrar no limitadíssimo tempo de exposição: 5 segundos em cada bloco e apenas uma inserção a cada 5 dias na programação. Isso sem mencionar o fato de estar excluído dos debates.

Mas e aí? Onde está o ‘pulo do gato’ da campanha de Amoêdo? A aposta está na internet e sua equipe já garantiu reforço de equipe nas redes sociais, saltando de quatro para 12 profissionais.

Os posts patrocinados também cresceram. Sua campanha tem injetado cerca de R$ 4 mil por dia em posts patrocinados, que correspondem a 20% das interações.

O resultado está aparecendo: a página de Amoêdo no Facebook cresceu 26% em likes na última semana. Atualmente são quase 2 milhões de curtidas e vídeos vistos 25 milhões de vezes.

Mas a exposição também traz certas complicações. A preocupação em estar no foco é no combate às notícias falsas. Nas redes sociais, Amoêdo falou sobre isso e diz não querer perder energia com esse assunto.

E qual o alvo? A resposta de Amoêdo é clara: os eleitores mais moderados que tendem a votar em Jair Bolsonaro, os eleitores que estão desencantados com o PSDB, e os indecisos, que em todas as pesquisas mostram ser uma importante fatia a ser conquistada.

Afinal, João Amoêdo é um perfil liberal, sobretudo na economia, campo que atuou em sua carreira profissional, além de manter figura de costumes no campo pessoal. Há elementos que agrade tanto o eleitorado da concorrência, bem como aquele que está no rebanho perdido.

Há, por fim, outra cartada que está na internet: Amoêdo segue com petição online para que ele possa participar dos debates e ampliar sua participação na TV. Segundo a campanha, até esta tarde, mais de 500 mil pessoas já teriam assinado o manifesto.

Amoêdo, enfim, é realmente algo novo no jeito de fazer política, ou é mais um bem produzido e embalado fruto de marketing, como o eleitor recentemente pôde experimentar?

*Pesquisas:
Pesquisa Ibope (17/ago a 19/ago/2018) – Registro no TSE: BR-01665/2018.

Pesquisa Datafolha (20/ago a 21/ago/2018) – Registro no TSE: BR-04023/2018.

Pesquisa BTG/FSB (25/ago a 26/ago/2018) – Registro no TSE: BR-06062/2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]