• Carregando...
Caravana de Lula no sul: PT vê simbolismos, tucano diz que é “tragédia para a cidade”
| Foto:

Mesmo com a sentença em Porto Alegre e com declarações de membros do judiciário a favor da prisão e da inelegibilidade dos punidos em segunda instância, o PT segue firme e forte no projeto Lula 2018.

Nesta quinta-feira (8), o partido divulgou o roteiro da próxima caravana do ex-presidente pelo Brasil. O giro será feito nos três estados da Região Sul, entre 27 de fevereiro e 7 de março.

O PT investiu nos simbolismos para a caravana. Por exemplo, na cidade de São Borja (RS), Lula visitará o túmulo de Getúlio Vargas e o museu de João Goulart. Já em Laranjeiras do Sul (PR) e Passo Fundo (RS), ele irá à Universidade Federal da Fronteira Sul, criada durante seu mandato.

Todo esse simbolismo já se manifesta no primeiro dia da jornada. A cidade inicial da caravana é Santana do Livramento (RS), que faz fronteira com o Uruguai. Lá, Lula vai se encontrar com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, um aliado histórico.

“As caravanas do presidente Lula sempre têm um caráter temático. Então os temas que serão trabalhados no Rio Grande do Sul são temas como a integração regional, a educação, a saúde, a agricultura familiar, a reforma agrária, esses serão os temas que serão trabalhados”, disse o deputado federal Pepe Vargas, presidente do PT do Rio Grande do Sul. “O presidente Mujica e o presidente Lula têm uma relação muito forte”, acrescentou o parlamentar

Já os políticos de oposição ao PT na região receberam a notícia com “tristeza”. O vereador Maurício Galo (PSDB), de Santana do Livramento (RS), definiu o convite a Lula como “a maior tragédia política da cidade”.

“É muito triste recebê-lo aqui, na ‘fronteira da paz’, em Santana do Livramento. Um ex-presidente condenado, réu, citado, criminoso. Um agente político que tem o perfil que menos a população brasileira quer”, apontou.

O parlamentar disse que estuda a realização de manifestações contrárias ao presidente. “Mas tudo no campo do diálogo, sem confronto”, apontou.

No total, a caravana de Lula contempla 14 cidades, incluindo as três capitais da região sul. O reencontro de Lula com Porto Alegre – onde houve a condenação em segunda instância – está marcado para o dia 2 de março.

A jornada será encerrada dia 7 de março, com um ato em Curitiba. Há aí também mais um simbolismo, afinal a capital do Paraná é a sede da Lava Jato e é também onde Lula foi condenado em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]