• Carregando...
Exclusivo: “Demóstenes é um quadro habilitado para disputar as eleições”, diz Roberto Jefferson
| Foto:

O ex-senador Demóstenes Torres, cassado pelo Senado em 2012 sob acusação de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, vai tentar voltar ao Congresso Nacional em 2018, e no mesmo cargo de senador. Ele foi lançado como pré-candidato pelo PTB de Goiás na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu considerá-lo apto a disputar as eleições de 2018 – cancelando, assim, a punição que o barrava dos pleitos até 2027.

A viabilidade da candidatura de Demóstenes foi confirmada ao blog A Protagonista pelo presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson.

“Isso [denúncias contra Demóstenes] já transitou em julgado. A justiça já o liberou. Ele é um quadro habilitado judicialmente para disputar as eleições”, afirmou Jefferson.

A cassação em 2012 foi a fase final de um período de demolição da imagem que Demóstenes havia construído para si no período em que esteve no Congresso. O ex-parlamentar era apontado, até mesmo pelos adversários, como um dos integrantes mais honestos do Legislativo. Mas quando a CPI do Cachoeira eclodiu e revelou as negociações do bicheiro com diferentes agentes públicos, expôs diálogos que mostravam um Demóstenes subserviente a Cachoeira, praticamente colocando seu mandato no Senado à disposição do contraventor.

Demóstenes e o PTB deverão integrar a chapa que lançará o governador de Goiás, José Eliton (PSDB) à reeleição. O ex-governador Marconi Perillo, também do PSDB, que ocupava o cargo até o mês passado, deverá ser o outro candidato ao senado pelo grupo.

A aliança entre PTB e PSDB não deverá ficar restrita apenas a Goiás – segundo Roberto Jefferson, seu partido tende a apoiar a candidatura do tucano Geraldo Alckmin à Presidência da República.

Jefferson foi reconduzido à presidência do PTB no último sábado (21) e traça objetivos ambiciosos para seu partido: “nós temos uma meta de fazermos quatro governadores – Armando Monteiro (PE), Telmário Mota (RR), Alírio Neto (DF) e Delegado Ranolfe (PTB). E também temos a expectativa de 30 deputados federais”. Atualmente, o PTB tem 15 deputados federais – e o líder da bancada na Câmara, Jovair Arantes (GO), foi o principal articulador da ida de Demóstenes Torres para o partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]