• Carregando...
“O governo Bolsonaro é uma exaltação ao grotesto e Olavo tem estrutura emocional de uma borboleta”, diz Lobão em entrevista exclusiva
| Foto:

Com mais de quatro décadas de carreira musical, é impossível dissociar a figura de Lobão dos acontecimentos da história do Brasil. Polêmico e sempre envolvido em política, mesmo dizendo ser avesso a governos, o músico deixa claro a descrença no sistema que mantém o Brasil.

"Nenhum político me enganou, pois eu não confio em político. Nunca acreditei em governo", afirmou Lobão em entrevista exclusiva ao programa 'A Protagonista' nesta semana. No bate papo falou sobre tudo: ditadura militar, o 'jeitinho brasileiro', o governo Bolsonaro e sua 'entourage'. Tudo sem medir as palavras.

Neste texto, trechos de suas declarações e, ao final, o vídeo com a entrevista completa.

Perseguido desde sempre
O músico de 61 anos lembra que viveu claramente o Brasil do regime militar (1964-1985). "Vivi isso. Desde os 12, 13 anos levava blitz na rua por ser cabeludo e roqueiro. E não era só com eles. A ditadura nos olhava como maconheiros e a esquerda como colonizado cultural americanizado. Não havia nenhum espaço real para mim e quem era como eu. E acho que isso ocorre até hoje".

Lobão lembra que foi preso mais de uma centena de vezes. "A justificativa é que eu era preso por ser um mal social. Era surreal, eu fiquei sendo preso entre 1986 e 1992. Eu vivia fugindo ou preso sem saber o motivo", recorda.

Reprodução de uma das prisões do músico Lobão, na década de 80
Reprodução de uma das prisões do músico Lobão, na década de 80

De lá para cá, poucos avanços no País na ótica do roqueiro. Isso, segundo ele, devido a uma capacidade de insignificância única em relação ao resto do mundo. "O Brasil é o maior país do mundo em tamanho se comparado com sua insignificância no mundo. Com todo nosso tamanho e economia temos uma coadjuvância da 'Terra do Nunca'. Isso porque nos jactamos dos nossos defeitos, da nossa malandragem", explica.

Lobão aponta que, antes de termos uma crise moral, elevamos de modo narcisista essa situação. "Assim não crescemos e continuamos nessa mesma porcaria. Por isso acho que é pela organização política que a mudança deveria ocorrer."

Governo Bolsonaro
Atualmente o músico é acusado de ser um 'traidor da Pátria' por alas intimamente ligadas ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Lobão fez forte campanha anti-PT e agora está criticando a atual gestão. "O governo Bolsonaro é uma exaltação ao grotesco, diz Lobão.

De acordo com ele, só uma mudança de mentalidade pode tirar o país disso. "Não é só votar errado. É que 99% das opções são porcaria e o resto não tem lastro para chegar lá", acrescenta.

Aliados de Bolsonaro
Lobão também disparou contra Olavo de Carvalho, tido como 'guru do governo'. "Olavo tem estrutura emocional de uma borboleta. Não cresceu. Ele é inteligente intelectualmente, no resto é primário. Pessoas como ele são completamente emocionalmente descontroladas que não conseguem estabelecer nada que querem. Ele surta e manda aquela 'penicada'", conta entre risos.

O músico confessou que nunca foi 'olavete' e nunca o tratou como um professor. "Ele tem uma manufatura de imbecis. Era para ser uma fábrica de líderes, de intelectuais, mas são 'fadinhas de almoxarifado'. Os caras perdem a identidade e começam a falar aquelas coisas medievais. Todos são medíocres artisticamente e repetem situações patológicas e terraplanistas como uma locomotiva a 180 quilômetros por hora na curva".

E deixa um recado: "Olavo, você é um amor de pessoa, mas quando está calado".
Lobão vai além e diz que os discursos beiram a loucura. "No ano do cinquentenário do homem na Lua eles vêm falar de terraplanismo. É tosco e sem substância nenhuma".

Outro alfinetado pelo roqueiro foi o ministro da Educação Abraham Weintraub. "Ele é um Eduardo Suplicy elevado a -10. Um canta e o outro toca gaita. Seria uma dupla sertaneja horrível: 'Rodo e Pano de Chão'. É de um ridículo", lamenta.

E ainda acrescenta que o presidente Bolsonaro precisa mudar de postura. "Ele é um estadista, responde por milhões de brasileiros. Não pode sair falando o que quer. É um piadista histérico, que conta a piada e ri sozinho dela".

Lobão o comparou ao personagem Joselito Sem Noção (da extinta MTV). "Não é mito, é o mico. É o 'Bolsomico'. Ele é a antimatéria do Lula. São dois preguiçosos, não gostam de ler, protegem os filhos".

E dispara que não significa tirar apoio de um para devolver a outro. "Votei em um, vi que era um picareta. Votei no outro e vi que é um desequilibrado. Isso não significa que vou votar no Lula de novo. Nenhum serve, tem que estar fora. Que venha outro", finaliza.

Confira abaixo o vídeo com a entrevista completa com o músico Lobão ao programa 'A Protagonista'.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]