• Carregando...
O maior golpe é o curso sobre o “Golpe de 2016”: só 1 dos 5 módulos fala do tema
| Foto:

Está circulando pela internet um arquivo que conteria o material didático do curso universitário mais famoso do Brazyl, a aula do Golpe de 2016, iniciada hoje. Já podemos chamar de Golpe de 2018.

 

Pelo texto explicativo, percebe-se a submissão à autoridade, exagero dos termos utilizados, a estratégia infantil de apelidar inimigos (que hoje independe de cor ideológica) e os clichês lacradores espalhados aqui e acolá para dar a impressão de irreverência quando, na verdade, identificam o enquadramento no padrão dos coleguinhas.

Não é percebido, no entanto, o espírito crítico dos alunos. Os tais “textos” são todos livros publicados ou artigos disponíveis na internet, apenas foram elencados pelo professor, como é usual nas universidades brasileiras. Nada – isso mesmo, absolutamente NADA – foi criado especificamente para o curso.

O texto de apresentação é este:

Luis Felipe Miguel censurado?
Não com a bruxa!
Criei esta pasta virtual com quase todos os textos relacionados na ementa do curso que o prof Luis Felipe Miguel vai dar este semestre na UnB sobre o golpe de 2016. Pra quem não sabe, o curso está sob ameaça de ser censurado pelo Mendoncinha.
Mas como em tempos de Internet esstrem de censura fica meio ridículo, baixei todos os textos disponíveis online e juntei tudo numa pasta virtual.
Nessa pasta colei a versão em PDF da ementa, divulgada pelo prof Luis Felipe em outro post, e também uma versão em word na qual eu marquei em amarelo todos os textos que encontrei. Os textos que não estão marcados são os que estão faltando na pasta. Quem os tiver, por favor fale aqui comigo que eu entro em contato. 
A lógica do nome dos arquivos é: o número do texto na sequência da ementa (numerei no arquivo word), mais o sobrenome do(s) autor(es) em caixa alta mais algumas palavras do título do texto em caixa baixa.
Refastelem-se, pois.
E beijinho no ombro pro vampiro passar longe.
Faltam nove arquivos. Aceito contribuições.
Na pasta virtual, estão 5 módulos do curso. Apenas 1 deles fala sobre o “Golpe de 2016” – e parcialmente. São utilizados poucos textos, nenhum inédito, alguns já contestados por problemas cronológicos ou fáticos, sem nenhum contraditório.
  
Sempre estudei em universidades públicas no Brasil, o que é motivo de grande orgulho para a minha família. Realmente, até agora não havia entendido como, em apenas 2 anos, tanta gente tinha produzido material específico sobre um evento político. De acordo com o ritmo que conheci, agora devem estar ficando prontos os materiais sobre outro impeachment, o do Collor.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]