• Carregando...
Os bastidores da Câmara dos Deputados: como os políticos personalizam os gabinetes
| Foto:

A Câmara dos Deputados prevê que os gabinetes dos parlamentares tenham um estilo padrão, com mobília e equipamentos fornecidos pela própria instituição. Para superar essa igualdade forçada e conferir uma certa “personalização” aos espaços, muitos deputados recorrem a faixas e cartazes, que ficam expostos aos visitantes que circulam pelos corredores da Câmara.

São duas as principais “tendências” identificadas: mensagens políticas e enaltecimento das belezas naturais dos estados. Na primeira corrente, destacam-se cartazes contrários ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, utilizados pelos deputados do PT, e mensagens favoráveis e de oposição à reforma da previdência.

Um dos gabinetes que tem um cartaz de impacto é o da deputada Keiko Ota (PSB-SP). Ela é a mãe do garoto Ives Ota, que foi sequestrado e assassinado em 1997. Um cartaz com a foto de Ives se destaca na entrada principal do gabinete da parlamentar. “Ele [Ives] está lá no cartazinho porque está escrito lá que o perdão é o único caminho para a realização da paz entre as pessoas. A gente cola a imagem dele para uma coisa positiva”, afirmou.

O futebol também figura entre as inspirações dos parlamentares. O gabinete de Danrlei (PSD-RS) é decorado com as cores do Grêmio – clube pelo qual o ex-jogador se destacou em sua carreira de goleiro. Já Silas Freire (Podemos-PI) destaca a bandeira do River, time mais popular de seu estado.

Bolsonaros
Um gabinete que ostentava cartazes em profusão até pouco tempo era o dos deputados Jair Bolsonaro (RJ) e Eduardo Bolsonaro (SP) – pai e filho, eles dividem um espaço conjunto. A parede de vidro do local era célebre por mostrar mensagens contrárias ao PT, a políticas LGBT e de defesa de realizações do regime militar. Com tantos adereços, o gabinete chegou a se tornar até um “ponto de peregrinação” de apoiadores de Bolsonaro, como mostrou reportagem da Gazeta em julho.

Porém, hoje o espaço tem perfil completamente diferente. Saíram os excessivos cartazes e entraram em seu lugar adesivos com fotos e efeitos visuais destacando os dois deputados e as bandeiras dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o deputado Eduardo, que conversou com a reportagem de A Protagonista sobre o tema, a mudança foi um “pedido da assessoria”. “A gente deixou um visual mais bonito, mais verde e amarelo, mas acho que os dois jeitos são bacanas”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]