• Carregando...
Prepare a pipoca: vai começar o horário eleitoral gratuito
| Foto:

Querido eleitor, pode preparar a pipoca: o Tribunal Superior Eleitoral divulgou o tempo de propaganda de cada candidato à Presidência da República, bem como a ordem de apresentação para o primeiro dia de campanha em rádio e TV, em 1º de setembro.

Os presidenciáveis terão dois blocos de 12 minutos e meio, três vezes por semana no rádio e na TV.

Segundo o TSE, os programas irão ao ar nas terças, quintas e sábados, das 13h às 13h12 e das 20h30 às 20h42, na televisão.

No rádio o horário muda: das 7h às 7h12 e das 12h às 12h12.

Henrique Meirelles está tentando, na Justiça Eleitoral, barrar a candidatura de Geraldo Alckmin por conta de alianças com seis partidos. Isso impactaria com profundidade o tempo de campanha do tucano.

Mas enquanto nada muda em relação a isso, Alckmin é o candidato que terá o maior tempo de exposição: 5 minutos e 32 segundos.

Depois vem Lula – ou quem o representará – pelo PT, com 2 minutos e 23 segundos; e Henrique Meirelles do MDB com 1 minuto e 55 segundos.

Os outros dez candidatos terão menos de um minuto no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Tome nota: Alvaro Dias do Podemos terá 40 segundos, Ciro Gomes do PDT terá 38 segundos, Marina Silva da Rede terá 21 segundos, e Guilherme Boulos do PSOL terá 13 segundos.

A situação vai ficando mais apertada a partir de agora: Bolsonaro do PSL, Cabo Daciolo do Patriota e Eymael da Democracia Cristã terão 8 segundos cada.

Por fim, Vera Lúcia do PSTU, João Goulart Filho do PPL e João Amoêdo do Novo terão apenas 5 segundos cada no tempo de rádio e TV.

Além disso, cada candidatura tem direito a inserções de 30 segundos dentro do período do primeiro turno. Para ter uma ideia da diferença, enquanto Alckmin terá 434 inserções dessas, Vera Lúcia, João Goulart Filho e João Amoêdo terão apenas sete.

 

Como é feita essa conta?

O que muita gente não sabe é que o cálculo do tempo é feito com base na bancada de deputados eleitos em 2014 pelos partidos que formam cada coligação.

Dos 12 minutos e meio do total, 10%, o que equivale a um minuto e 15 segundos é entre todos os candidatos. Os 90% restantes são divididos proporcionalmente com a bancada eleita na Câmara.

E para o primeiro programa, de 1º de setembro, o TSE informou que a ordem de aparição será a seguinte: Marina Silva, Cabo Daciolo, Eymael, Henrique Meirelles, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Geraldo Alckmin, Vera Lúcia, Lula, João Amoêdo, Alvaro Dias, Jair Bolsonaro e João Goulart Filho.

O esquema da ordem passará por rodízio: o primeiro que se apresenta passa para o fim da fila no programa seguinte e assim segue.

Mas, para quem tem tão pouco tempo no rádio e na TV, onde há o grande alcance das massas, a alternativa certamente será a internet.

Em seus perfis e páginas, os candidatos têm publicado vídeos feitos com qualidade de televisão para se comunicar. Além disso, durante visitas, pronunciamentos, entrevistas, comícios e carreatas, muitos fazem transmissões ao vivo para que eleitores, simpatizantes e correligionários possam acompanhar e, principalmente, compartilhar esses conteúdos.

Talvez essa seja uma saída importante para a questão de rádio e TV.

O horário eleitoral gratuito começa em 31 de agosto, a propaganda em rádio e TV no dia 1º e segue até 4 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]