• Carregando...
Raimundo Colombo, Paulo Bauer e Espiridião Amin estão fora da corrida ao governo
Raimundo Colombo, Paulo Bauer e Espiridião Amin estão fora da corrida ao governo| Foto:

Santa Catarina tem oito candidatos confirmados ao governo do Estado e o cenário já vinha se desenhando nas últimas semanas. Apenas algumas novas alianças fizeram mudar parte do desenho da disputa.

Em ordem alfabética, os candidatos são: Ângelo Castro, do PCO; o militar Carlos Moises da Silva, do PSL, estreante na política; o deputado-federal Décio Lima, do PT; o deputado estadual Gelson Merísio, do PSD; a professora Ingrid Assis, do PSTU; o jornalista Leonel Camasão, do PSOL; Mauro Mariani, do MDB; e Rogério Portanova, da Rede.

Com as alianças recém-formadas, como PSD e PP, além de MDB e PSDB, a corrida ao palácio do governo catarinense fica focada em três nomes. Os candidatos mais fortes são Mauro Mariani, Gelson Merísio, e Décio Lima.sso porque players importantes do estado foram preteridos na escolha, casos dos ex-governadores e fortes nomes políticos Espiridião Amin e Raimundo Colombo, em detrimento de Gelson Merísio.

Mauro Mariani, por sua vez, tirou o senador tucano Paulo Bauer do cenário. Assim, esses três fortes nomes que ficam de fora devem concorrer a cargos no Senado.

Outra leitura possível de fazer é a das coligações e o isolamento do PT. Merísio conseguiu agrupar 17 partidos e Mariani nove. Esse poder é importante, mas o MDB de Mariani sai na frente, pois na capilaridade, os municípios governados por partidos de sua base contam com mais de 3,8 milhões de pessoas, contra cerca de 2,7 milhões da coligação de Merísio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]