i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

A Protagonista

Foto de perfil de A Protagonista
Ver perfil

Somos todos trouxas nas redes sociais?

Tentei dar uma chance às plataformas: Twitter, Facebook, Youtube, Instagram. Quebrei a cara. Deposito minhas esperanças na CPI das Fake News.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 05/09/2019 14:47
Somos todos trouxas nas redes sociais?
| Foto:

Dia desses fui convidada para um evento excelente, do Redes Cordiais, uma iniciativa excelente que dissemina entre influenciadores digitais conteúdos de comunicação não-violenta, combate a fake news e educação digital para redes sociais. Fui como interessada e saí fã não só pelo mérito da iniciativa, mas pelo altíssimo nível do conteúdo - eu, sinceramente, esperava um pouco mais do mesmo e fui surpreendida.

Ao final do encontro, pediram a cada influenciador que assumisse um compromisso e eu entendi que deveria tentar compreender melhor o lado das plataformas de redes sociais no caos de agressividade e erosão do diálogo democrático. Representantes do Twitter, Facebook, YouTube e Instagram estiveram ali respondendo perguntas e me pareceram, naquele evento, muito sérios e comprometidos no combate ao clima bélico e sádico que promovem.

Esses representantes pareciam preocupados principalmente com ameaças que começam nos chans (grupos de psicopatas que planejam e incentivam ataques e assassinatos) e acabam transbordando para as redes sociais que todos usam. As plataformas têm a exata noção do que ocorre, como é feito, quem são os envolvidos e seu grau de periculosidade.

Há, obviamente, espertões de praia que bradam: são só uns babacas, uns moleques falando bobagem. Sim, mas até que um deles resolva fazer um massacre em uma escola para virar herói no grupelho.

Tem histórico de comportamento anti-social e envolvimento com grupos de vagabundos na internet todos os responsáveis pelos últimos ataques do estilo "lone wolf" nos Estados Unidos. São os lobos solitários que disparam contra multidões tentando matar o máximo possível de gente. Os 3 grandes atentados a escolas no Brasil foram tramados em chans.

Muitos desses vagabundos acabaram entrando no embate político nas redes e eu não sei se eles realmente têm interesse nisso ou alguma ideologia. Sabe-se apenas que foram muito bem recebidos por políticos que, pela soberba, devem imaginar-se capazes de controlar a vilania e o ressentimento deles.

Se você não tem clareza para identificar esse grupelho de vagabundos, recomendo vivamente o artigo de Tiago Cordeiro para a Gazeta do Povo. "Palhaço, neon e vaporwave: entenda a estética por trás dos grupos de direita" dá várias dicas para identificar quem vestia a camisa do Brasil mas decidiu passar para o lado negro da força.

Acabou sendo criada uma relação simbiótica entre marginaizinhos agressivos e seus políticos de estimação. Se uma pessoa critica o político querido, os vagabundos promovem ataques em massa. Como não dão os próprios nomes para abrir as contas e, às vezes, controlam dezenas delas, transformam mentiras em consensos e é muito difícil chamá-los á responsabilidade.

Obviamente os políticos se beneficiam disso e retribuem. Mas, não apresse as conclusões, nem sempre a contrapartida é financeira. Óbvio que já existe a "House of Carguinhos" envolvendo esses vagabundos. O PSL, por exemplo, tem gabinetes abarrotados de virulentos virtuais unidos pelo despreparo. Muitos nunca tinham conseguido um emprego real na vida e agora ganham um salário e adquirem status para passar o dia perseguindo gente nas redes. Claro que estão felizes e agradecidíssimos aos patronos. Mas estes são minoria.

A maioria é daquele tipo de vagabundo tão xexelento que nem dá para arrumar emprego. Gente que dá vergonha de indicar e até de acomodar com um salário pequeno numa mesinha escondida no gabinete. É gente mais doida, que passa o dia na internet vendo fotos de corpos destroçados, planejando assassinatos, incentivando e dando dicas práticas para quem quer fazer massacres. São tão à margem da sociedade, tão patéticos e tão ressentidos que qualquer aceno de aceitação vale. Esses dias, o ministro da Educação mandou um abraço aos "guerreiros" do 55 chan - devem ter amado.

É no 55 chan - o número se refere a SS - que foram gestados os responsáveis pelos massacres do Realengo, Suzano e o esfaqueamento na escola no RS. O ministro da Educação mandou um abraço a eles dias antes do último atentado. O 55 chan é usado para muitas outras coisas, entre elas jurar de morte os filhos dos jornalistas críticos ao governo.

O @TwitterBrasil, o @YouTubeBrasil e o Facebook sabem quais são as contas anônimas usadas por esses psicopatas. Também sabem que uma única pessoa controla dezenas de contas para poder fazer volume nos debates, que consistem basicamente no espalhamento de informações falsas ou tentativas de assassinato de reputação. Além de antidemocrático, o comportamento é inconstitucional.

A Constituição Brasileira diz que a expressão é livre, sendo vedado o anonimato. Pode personagem humorístico e pseudônimo? Claro. O que não pode é se escudar em perfis apócrifos para cometer crimes ou eliminar o debate democrático.

Minha impressão é de que as plataformas de redes sociais não estão nem aí para miudezes como valores democráticos ou gente ameaçada de morte por um único motivo: é MUITA grana. As redes sociais ganham dinheiro com os nossos dados. Ouvem tudo o que falamos, acompanham nossas reações e utilizam as mesmas técnicas neuropsicológicas dos cassinos para nos manter plugados e entregando de graça a eles nossos dados. É da venda desses dados que eles vivem.

Se puderem adicionar a esse caldeirão componentes emocionais altamente mobilizadores como medo e ódio, mais tempo ainda plugados. E esses perfis anônimos, especialmente os mais nojentos, geram muito tráfego nas redes. Por que eles teriam de respeitar a lei e os cidadãos brasileiros se isso significa menos tráfego e, por consequência, menos grana?

Se as plataformas tivessem interesse de defesa da democracia, da civilização ou da condições humana, já teriam tomado providências contra os fakes. Poderiam permitir pseudônimos desde que checassem os dados do dono da conta. Como uma placa de carro: fez bobagem, a multa chega.

Por tudo o que eu vivenciei desde aquele dia muito especial com o pessoal do Redes Cordiais, sou infelizmente levada a concordar com os que já me alertaram antes: as plataformas não estão se esforçando para evitar o caos, as ameaças, a destruição de vidas. Estão fazendo um belíssimo esforço para melhorar as desculpas para não se mexer. Os representantes delas seriam, então, peixes ensaboados regiamente pagos para garantir que tudo continue como está para as empresas, ou seja desregulamentado e sem responsabilização? Um dia saberemos, mas não hoje.

Está instalada a CPMI das Fake News. Vocês devem ter visto a choradeira de quem passou os últimos anos se fantasiando de antifrágil. Eu não vejo a hora de ver as plataformas na CPMI das Fake News tendo de dar satisfações sobre o tanto que lucram com nossos dados às custas da nossa saúde e da nossa democracia. Que caiam as máscaras!

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Cesar Tiossi

    ± 1 dias

    Antes se dizia que a livre expressão era uma das maiores dádivas da modernidade. E essa expressão se consolidou nas redes sociais. Agora os intelectuais perderam o protagonismo e a primazia da Verdade. Só lamento que a liberdade não seja de seu agrado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 1 dias

    Parabéns Madeleine. Seu texto conecta causas, meios e efeitos consequentes com brilho jornalístico. Há um séquito de políticos espertos e seus seguidores com muito medo de ver cair a cortina que oculta os bastidores de onde se operam os métodos abjetos que os puseram onde estão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    ± 1 dias

    No que tange à política, acho que isso começou com os MAV do petismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Fizeram até congressos e encontros para ensinar os militantes esquerdistas a operar de forma coordenada nas redes sociais. Recebem ordens e pagamentos. Também monitoram revistas e jornais, para alinhar comentários e matérias encomendadas. Mas lógico que a esquerda não vê problema algum nisso, afinal, se é de esquerda, pode tudo ! Quem não pode nada são os outros, os deploráveis direitistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius Garcia Haensch

    ± 1 dias

    Cara Madele , Acho que entendi o propósito do seu texto. De fato existem muitas pessoas do mal, no sentido mais simples da palavra mesmo. Mas na caça aos monstros não devemos nos tornar um deles. Seu texto repete muitas palavras como se faltassem sinônimos ou outra articulação textual e carrega muito nesses adjetivos baratos como “*********” e “marginalzinho”. Até entendo que seja isso o que você pensa e pode ter razão. Mas construa a imagem desses “sujeitos ocultos” com mais complexidade que seu texto terá uma relevância maior em tempo de rasas manchetes nas redes sociais. O conteúdo do seu texto é bom mas precisa ser cultivado melhor talvez com menos ódio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      Wilbur Archibald III

      ± 1 dias

      Zyss: é que a tia faz parte das Redes Cordiais, se ela não fizesse, seria pior que a boneca Anabelle depois do holocausto zumbi.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Uma mente esquerdelha é bem limitada, não exija demais, tadinha...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 1 dias

    fale por si!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAUDI CARLOS VEDANA

    ± 1 dias

    As redes sociais são como lavouras onde todos podem jogar sementes das mais variadas espécies entre boas e ruins. Cabe a quem faz a colheita selecionar o que presta, tendo como critério a sua criticidade. Infelizmente é esta criticidade que a educação brasileira não desenvolveu a contento e joio e trigo se misturam em atritos com zero de aproveitamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 1 dias

      Incapacidade critica é consequência direta da baixa escolaridade. No Chile, por exemplo, onde a educação está muito à frente da nossa, até mesmo um presidente de direita condena seu colega desbocado (q o é método, esse mesmo q preside para bestas-feras das redes antissociais destes pagos) para defender a honra de uma oponente de esquerda e que ocupa cargo na ONU. Porque um povo educado não aceitaria nada menos do que isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 1 dias

    Seu viés esquerdista fica claro no texto. Também sou a favor do bom e do belo. Não xingo, não ameaço, não espalho fakes. Mas nunca deixo de opinar. Aceito o contraditório. Gosto do bom debate. Esquerdistas se desmonta com fatos, argumentos e com a verdade. Muitas vezes ser rude não é ser mal educado. Há coisas que tem de ser ditas na lata do sujeito, né? O resto é mimimi de socialistas de sofá, né Madeleine?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 1 dias

      Isabel: oras, apresente-se na chan mais próxima - ou tente usar seu tempo para descobrir se existe algo entre a esquerda e a direita (sejam estas palavras em seu contexto na política, ou... para designar suas orelhas mesmo).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      Isabel

      ± 1 dias

      um cidadao VERMElho falando que não há vies esquerdista ja mostra o nivel do texto, e do VERMElho em questao.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 1 dias

      Não há viés esquerdista algum no texto. O problema são as pessoas que veem em qualquer posição não infectada pelo fanatismo pró-governo da vez “prova” de esquerdismo. São mentes seduzidas pelo messianismo, pela esperança de que um herói honesto - algo que não existe fora dos quadrinhos- resolva o país contra os maus. Para os políticos espertos, confiança é apenas um recurso aguardando a hora mais vantajosa para ser convertido em re$ultado - a hora de quebrá-la.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Pan

    ± 1 dias

    Seja de direita, de centro ou de esquerda, quem cria ou espalha fake news sabendo que o conteúdo é falso, tem que ser punido mesmo. Precisa obrigar por lei as redes sociais a não permitirem a criação de contas anônimas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paul Gachet

    ± 1 dias

    Mas que facilidade de chamar os outros de *********s, mentirosos, terroristas, nazistas e pousar de pombinha branca com talidomida que não consegue voar. Que senhora mais seca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Viggiani

    ± 1 dias

    Mesmo sendo espaço de opinião, Sra., sua postura deveria ser mais isenta. Expressões como babacas, marginaizinhos, *********s, denotam viés. Colocar os radicais apenas à direita é outro viés importante. Acusar apenas o PSL e o Ministro da Educação por flertar com grupos agressores, é leviandade e tendenciosidade. E os "black blocs"? O artigo começou bem, mas perdeu-se em suas emoções ideológicas e daí, sua tendenciosidade! Pena.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wilbur Archibald III

      ± 1 dias

      João, as expressões usadas pela tia transparecem uma virulência inadequada para uma articulista. Eu não sei porque ela e a gazetinha combinaram a redação de artigos junto com aquele quadro freak show em vídeo no qual ela abusa dos decotões para chamar o público masculino. A gazetinha queria ter seu próprio José Simão, mas não conseguiu.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 1 dias

    Tia, trouxa sou eu que assino um jornal para me deparar com um pseudo jornalismo como o seu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Zyss: falar...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Emerson Luís: argumentar com o esquerdista é a mesma coisa que falta com um jumento. Eles só entendem *****da.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Emerson Luís

      ± 1 dias

      Argumentos?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elza Janzen

    ± 1 dias

    Que isso é um problema é verdade, mas não dá pra colocar toda a responsabilidade de acontecimentos em redes sociais - haveria extremistas de qualquer forma, como sempre houve. Muito mais são tempos turbulentos que causam reações do que redes sociais - sem tirar a responsabilidades de redes sociais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 1 dias

    Sintomático da maluquice esquerdista é redigir um texto que destila ódio a todo o momento justamente para reclamar contra o “ódio nas redes” O texto traz palavras como: “clima sádico e bélico, babacas, moleques, espertões, grupelhos de *********s, patéticos, ressentidos, nojentos, marginais agressivos, xexelentos, psicopatas, virulentos virtuais, assassinos de re****ções”. Claro que as acusações são só para direitistas, clamando pela censura destas pessoas na rede e no mundo. Discordar da esquerda é realmente imperdoável para essa gente, afinal, o PT roubou pouco e Cuba é um paraíso livre do imperialismo estadunidense...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 22 horas

      Wilbur Archibald III: não estou ressentido (vc está?); não estou carente (vc está?); não destilo veneno algum (vc o faz?), apenas respondi no mesmo tom (isso vc faz muito); se não faz diferença, pq vc se deu o trabalho de escrever? mesmo sendo apenas um nickname, é importante que as nossas opiniões sejam expostas; quanto ao seu método de fabricar tachinhas, não pretendo aderir, ali na dr Muricy há ótimas lojas de aviamentos, recomendo que vc poupe o esmalte dos seus dentes ; )

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wilbur Archibald III

      ± 24 horas

      Cidadão Brasileiro: você está assim tão ressentido por quê? Carência afetiva? Pode destilar seu veneno à vontade. Não faz a menor diferença. No final, somos um monte de nicknames brigando por nada. Vai chupar um prego até virar tachinha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 1 dias

      Zyss: ihhhh, troll detectado.... idade mental estimada de 8 anos.... elaborando resposta anti-troll de fácil entendimento para provável criatura da espécie bolsominion acefalus.... R. chapa? vc pensa que está na boleia de qq coisa? na boleia do país, talvez, ajudando a salvá-lo dos “comunistas”.... só pensa, só pensa, vc poderia se ver melhor na metáfora de um bovino faceiro no curral do matadouro, repetindo “o capitão é o meu peão, nada me acontecerá....” mas vem cá, estou em dúvida, seria zzyyssss a raça? pode ser se vc quiser kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Cidadão Brasileiro: ninguém liga pra vc, meu chapa. Pode se intitular uma ameba se quiser...kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 1 dias

      O autor do comentário e os acima que responderam reforçando o ponto de vista já podem formar sua própria chan. Contribuo com sugestões de nome: chan “Gazeta Haters” ou chan “Não falem mal do meu capitão que eu surto“! Ah, não tenho nada, nada de esquerdista, podem me chamar de isentão, no fundo é um baita elogio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 1 dias

      Eduardo Prestes: excelente! Sugundo a fiiascko ela é a deusa do monopólio da ética e sabedoria. Kkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wilbur Archibald III

      ± 1 dias

      Eduardo Prestes: a tia acha que os trouxas somos nós. Adjetivou de maneira virulenta como você bem mostrou e deixa claro que ela acha que violência se combate com truculência. Não sei o que a gazetinha vê nela, deve ser a vibe tiazona tatuada descoladinha. Os caras do site antagonista/Crusoé se livraram dela rapidinho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      E vale lembrar, quem foi esfaqueado por um militante de esquerda, cheio de ódio, foi o Bolsonaro, um candidato de direita. Sobreviveu por sorte e acabou presidente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 1 dias

    Uma descrição perfeita da extrema-esquerda brasileira, muito atuante e com forte representação partidária. Gente incapaz de trabalhar e que vive de militância política a vida inteira. Agem sempre em grupos, intimidando e cometendo crimes variados (invasões, vandalismo). Nunca conheci um único defensor de Hitler ou Mussolini, mas conheci dezenas de milhares de defensores de Getúlio Vargas (único governante brasileiro que esteva próximo ao fascismo) e de facínoras como Lênin, Stalin, Fidel Castro, Che Guevara e outros da mesma seita. A esquerda começa a colher o ódio que plantou ao longo de décadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 1 dias

    As redes sociais uniram essas pessoas que sentem ódio da humanidade. Prova disso é um artigo recentemente publicado no El País que diz que o número de simpatizantes do nazismo, no Brasil, saiu de 50.000 há 10 anos, para 500.000 pessoas. Infelizmente, esse é só um dos exemplos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Nunca conheci um defensor do Hitler. Fiz universidade pública e conheci milhares de defensores de Lênin e Mao Tsé Tung (inclusive professores), dois dos piores genocidas da história. Fascismo e nazismo são ideologias mortas. O totalitarismo que efetivamente existe é o marxismo, inspiração para mais de 50 tiranias pelo mundo, incontáveis grupos terroristas e guerrilheiros, com um saldo superior a 100 milhões de vítimas. Essa ideologia nefasta e por vezes genocida fundamenta as ações de partidos como PT, PSOL, PCdoB e outros da extrema-esquerda brasileira:

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renata

      ± 1 dias

      Foi no Isto é, na verdade, segue o link: https://istoe.com.br/a-volta-do-radicalismo/ Ninguém está falando em Bolsonaro aqui, estou falando de uma tendência de 10 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renata

      ± 1 dias

      Eduardo, leia a reportagem é depois critique.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      Nazismo com 500.00 simpatizantes no Brasil ? Kkk, fake news ! A única adepta do nazismo que ouvi falar foi uma esquerdista que riscou a suástica no pescoço, para tentar culpar eleitores do Bolsonaro. Deu errado...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]