• Carregando...
Nicolás Maduro, chega ao Palácio do Itamaraty para encontro com Lula.
Nicolás Maduro, chega ao Palácio do Itamaraty para encontro com Lula.| Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Minha candidata ao Prêmio Nobel da Paz é a Operação Acolhida, que desde junho de 2018 já recebeu mais de 800 mil venezuelanos, que deixaram seu país natal por causa da fome e perseguições políticas. Segundo o órgão de refugiados da ONU, já deixaram a Venezuela 7 milhões de pessoas, a maioria indo para a Colômbia, porque é vizinha e tem a mesma língua. Os que vieram para o Brasil, pela Operação Acolhida, em geral chegaram famintos, subnutridos, doentes e foram alimentados, tratados e encaminhados, do extremo norte do Brasil, para os estados brasileiros, para terem vida digna para si e família. O Exército Brasileiro cumpriu uma honrada missão humanitária nessa operação. Por isso, dói ver os gloriosos Dragões da Independência, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, formados em alas para honras militares ao causador da tragédia dos venezuelanos, Nicolás Maduro, enquanto subia a rampa do Palácio do Planalto.

O povo venezuelano já foi feliz. Tinha a maior renda per capita da América Latina; eram os “sauditas” sulamericanos do petróleo; o combustível, lá, era quase de graça; só dirigiam carrões americanos; abarrotados de divisas, importavam o que de melhor havia no mundo. Mas veio Hugo Chaves e seu bolivarianismo, uma versão disfarçada de marxismo. Se o marxismo não deu certo na União Soviética, em mais de 70 anos de poderes divinos sobre as pessoas, por que daria certo na América Latina, onde a memória do povo não tem Tolstói para contar a história? Quem sabe um Bolívar revisado por um reescrevedor dos fatos? Com isso, destruíram a Venezuela. Chaves morreu há dez anos e Maduro é seu sucessor, com esse Bolívar de propaganda, que contraria o Bolívar libertador.

Os que vieram para o Brasil, pela Operação Acolhida, em geral chegaram famintos, subnutridos, doentes

Hugo Chavez inventou uma união de países sulamericanos para ver se por aqui viceja o marxismo. A UNASUL foi criada em 2008 por Chaves, com o apoio de Lula. Não sobreviveu ao estatuto do Mercosul, que exige democracia de seus integrantes. Como Lula não exige isso de Evo, de Ortega e nem de Maduro, quer recriar a UNASUL, com outro nome. Doutor Goebbels fazia isso, tal como antes fizeram os bolcheviques. Troca o nome e faz o mesmo. É o que pretende fazer hoje, com os presidentes visitantes, depois da recepção especial com que celebrou Maduro ontem, no Palácio do Planalto e no Itamaraty.

O Doutor Freud estudou o mecanismo de fuga, com seus pacientes em Viena. Lula foge das questões internas que não consegue resolver, viajando. China, Japão, Europa, Estados Unidos… e agora Brasília, reunindo vizinhos para propor a paz no mundo e a bem-aventurança na América Latina. Não consegue se impor, como gostaria, ao Congresso Nacional, porque ainda vive na primeira década do milênio. Mas vai produzir notícia com essa reunião em Brasília. Áulico não falta para aplaudir. Só que a realidade não está em Brasília, mas em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Conteúdo editado por:Jônatas Dias Lima
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]