Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Adélio Bispo

Criminoso que esfaqueou Bolsonaro quer cumprir pena em hospital

Esfaqueador de Bolsonaro fica em penitenciária do MS, decide ministro do STJ
Adélio Bispo, autor da facada contra Jair Bolsonaro, cumpre pena na Penitenciária Federal de Campo Grande. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Jair Bolsonaro disse que está satisfeito com a harmonia entre a presidência da República e o Congresso Nacional. O presidente afirmou que nunca houve tanta harmonia com Câmara e Senado como hoje e que ninguém irá acabar com isso.

Isso foi dito na frente do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), que está fazendo um ótimo trabalho. Eu conversei com Barros e ele me disse acreditar que a reforma tributária será votada na semana que vem.

Nesta terça-feira (8), a Câmara terminou de votar a lei da cabotagem, que trata do transporte de cargas entre portos dentro do próprio país.

Espera-se que a cabotagem tenha um aumento de 40% depois da lei. Isso vai aliviar as rodovias do Brasil, porque o transporte de produtos irá ser feito também via mar e um navio comporta mais carga que um caminhão.

Em 1808, Dom João VI abriu os portos brasileiros para as nações amigas. Em 2020 está havendo uma reabertura, estimulando a iniciativa privada a investir nessa modalidade de transporte.

Adélio quer ser transferido

Condenado por tentativa de homicídio contra Jair Bolsonaro, Adélio Bispo cumpre pena na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Mas a Defensoria Pública que o representa quer transferi-lo para um hospital de tratamento psiquiátrico e já fez uma solicitação formal ao Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do caso é o ministro Kassio Nunes Marques.

Uma das alegações é de que ele estaria sendo agredido verbalmente por funcionários do presídio. O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou uma manifestação ao Supremo defendendo que, por segurança, Adélio continue na penitenciária federal.

Aras alegou, entre outras coisas, que o autor da facada em Bolsonaro não teria a mesma segurança dentro do hospital psiquiátrico e, portanto, não seria possível garantir a integridade física de Adélio.

O procurador-geral também afirmou que Adélio teria mais facilidade para fugir de um hospital do que da penitenciária e lembrou que que ele é um preso perigoso, que já falou nos autos do processo que atentaria novamente contra a vida do presidente da República se tivesse a oportunidade.

Vacinas estão a caminho

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu em reunião com 15 governadores que o governo comprará 300 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus em 2021.

O governo brasileiro já fechou um acordo de compra de 260 milhões de doses com o laboratório AstraZeneca. Além disso, serão adquiridos mais 42 milhões de doses a partir da aliança Covax.

Capacitação de agentes de saúde

O governo federal lançou o programa Saúde com Agente que capacitará 380 mil agentes comunitários de saúde em todo o país. O objetivo é substituir os médicos cubanos do antigo programa Mais Médicos.

Esses médicos, depois de terem sido dispensados no início do governo Bolsonaro, só deixaram para o Brasil processos na Justiça dos Estados Unidos. Até a Organização Pan-Americana de Saúde está sendo responsabilizada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.