• Carregando...
Força Aérea emprega aeronaves C-130 Hércules no combate aos incêndios na Amazônia
Aeronaves auxiliam combate a incêndios na Amazônia.| Foto: Divulgação / FAB

Eu tenho recebido muita informação de gente que mora na área amazônica. As falácias que andam por aí, como você sabe, a gente não pode acreditar logo de cara. Eu recebi muitas mensagens de Manaus, de Roraima, de Rondônia, do Acre e de cidades do Pará dizendo: “Olha, não estou vendo nada daqui. Só consigo ver quando vejo o noticiário, mas aqui não estou vendo nem sentindo cheiro de fumaça”.

Um diz assim: “Eu moro no Baixo Amazonas, e no mês de outubro vai piorar por causa da seca. Agora, em 2015, 2016 aí sim teve muito fogo”. Outro disse: “Aqui em Corumbá está chovendo, teve seca, mas está chovendo”. Outra informa: “Aqui em Rondônia não vejo fumaça”, “Aqui no Acre não vejo fumaça”.

Tem outro que diz assim: “Aqui em Roraima quase metade da reserva é toda indígena”. É bom lembrar que na Amazônia são de 30% a 80% de reserva legal nos lotes de agricultura, e as margens dos rios também são protegidas. E a Amazônia dispõe de muitas áreas de rios. Agora, o Brasil tem que olhar para aquela empresa norueguesa que polui mais que todos os garimpos.

Eu recebi também uma mensagem do sul de Goiás, de Rio Verde, do Vinicius Camargo. Ele informa que os agropecuaristas formaram um grupo de combate a incêndio com dois aviões: tudo por conta deles. Assim que se detecta um foco - foco não é incêndio e, sim, o início - o WhatsApp avisa e todos socorrem.

Queixa arquivada

O Ministério Público arquivou mais uma queixa contra Deltan Dallagnol. A maioria dos 14 conselheiros disse que compartilhar não é falta funcional. Ele apenas compartilhou uma notícia que estava nas redes sociais do Estadão com a delação premiada da Odebrecht. Esse vazamento de sigilo parece que ofendeu a senadora Kátia Abreu.

Outro dia, almoçando com advogados, todos me disseram: “Que bobagens que foram essas que saíram desse americano de conversas que são ro-ti-nei-ras entre nós, defesa, os promotores e os juízes dos casos que nos envolvem. Mostrando inclusive os caminhos de processos. Isso é rotina, é uma bobagem dizer que isso afeta Sergio Moro ou Deltan Dallagnol”.

Chegou ao Senado

A reforma da Previdência está em um excelente caminho no Senado. O relator, senador Tasso Jereissati (PSDB), manteve todo o texto, o que significa que não vai voltar para a Câmara. Aprovada no Senado, a PEC da Previdência será promulgada e acrescentada à Constituição.

O relator fez supressões e está sugerindo um segundo projeto para inserir o que ficou de fora. Mas basicamente é aquilo que a gente já conhece: aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres, tempo mínimo de contribuição para homens de 20 anos e 15 para mulheres.

Para o funcionalismo público tem que ter 25 anos, no mínimo, de contribuição. No meio rural, a idade mínima para aposentadoria de homens é 60 e para as mulheres 55. Para os professores 60 anos e para as professora 57 anos. Para polícia, 55 anos. E como se sabe as Forças Armadas vão ter um projeto em separado.

Para encerrar...

Na reunião com todos os governadores da Amazônia Legal, a melhor frase foi a do governador do Pará, Helder Barbalho. Ele disse o seguinte: estamos perdendo muito tempo com o Macron.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]