• Carregando...
Deputados conseguiram as assinaturas necessárias para instalar a CPI, mas o recesso parlamentar se aproxima.
Deputados conseguiram as assinaturas necessárias para instalar a CPI, mas o recesso parlamentar se aproxima.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel Van Hattem (RS), do Novo, conseguiu as assinaturas necessárias para abrir a CPI do Abuso de Autoridade, que se refere especialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Era necessário o apoio de um terço dos 513 deputados. Agora, já estamos em dezembro.

No ano passado, Marcel van Hattem e outros conseguiram as assinaturas e protocolaram no dia 24 de novembro, chegou o fim do ano, mas com base no artigo 105, do regimento interno da Câmara, em 31 de janeiro, o pedido foi arquivado. Teve que começar tudo de novo. Deu trabalho, e só fechou o apoio necessário em dezembro, depois que apareceu um morto na Papuda, e depois que o STF atingiu a imprensa, os jornais e a mídia.

O Supremo diz que a imprensa é responsável pelas mentiras, calúnias, injúrias, difamações, de quem for entrevistado. Só depois disso é que Van Hattem obteve as assinaturas que estavam faltando. De modo que eu não sei como é que vai terminar isso, senão vai ser igual a do ano passado.

Sargento preso por 8 de janeiro não estava em Brasília

Por falar em morte na Papuda, olha só que trabalho excelente da jornalista Cristina Graeml, da Gazeta do Povo. Ela descobriu um sargento da reserva, da PM da Bahia, Josafá Ramos, que ficou 49 dias na prisão e agora está com tornozeleira eletrônica, porque alguém em Feira de Santana pegou uma foto dele, fez uma montagem e divulgou como se ele estivesse nas manifestações do dia 8 de janeiro. Quando Ramos estava a 1.400 quilômetros de distância.

Só que não adiantou. Ele saiu da prisão, mas está com tornozeleira. Ele é doente, tem que fazer tomografia, para isso teria que tirar tornozeleira só que foi pedido à Justiça e não foi atendido. Excelente trabalho da jornalista Cristina Graeml, imagino o trabalho de investigação para descobrir esses tantos casos de injustiças com base no 8 de janeiro.

Comerciários formam fila para evitar contribuição assistencial

Imagens mostram filas imensas de comerciários em Santa Cruz do Sul para serem atendidos no sindicato dos comerciários, isso se repete no país inteiro, para não pagar os 6% de contribuição assistencial para o sindicato. O Supremo decidiu que não tem mais imposto sindical, mas o sindicato pode cobrar, descontando em folha, essa contribuição assistencial de 6%, a menos que a pessoa apresente pessoalmente uma carta dizendo que não aceita pagar.

No entanto, o sindicato dificulta tudo para a pessoa desistir. Tem gente chegando nessa fila de Santa Cruz do Sul às 5h e demora três horas para ser atendida. O atendimento lento no sindicato dos comerciários é uma forma de fazer com que a pessoa desista de enfrentar a fila.

Macron rejeita acordo UE-Mercosul

O presidente Lula (PT) está na Alemanha, mas antes esteve na Conferência do Clima, a COP28, em Dubai, mas a notícia principal não é sobre clima, é sobre comércio, porque o presidente da França, Emmanuel Macron, já disse que o governo dele não vai apoiar, de jeito nenhum, a entrada do Mercosul na União Europeia.

Lula tinha falado com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mas parece que não adiantou nada. Um dos motivos é que ele e Macron estão em divergências absolutas sobre a questão da Faixa de Gaza. O presidente francês apoia totalmente Israel e condena o Hamas e Lula faz o inverso. Macron disse achar completamente contraditória a abordagem de Lula em comparação com a França.

Interessante que, em outra contradição, Lula aceitou o convite para o Brasil entrar na Opep+. A justificativa de Lula para aceitar o convite é que ele pretende convencer o pessoal da Opep a virar energia verde, ou seja, plantar cana e não extrair mais petróleo. Parece piada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]