• Carregando...
Enquanto Bolsonaro vai ao Japão, Lula fica em Curitiba
| Foto: Alan Santos/PR

Na noite desta terça-feira (25), o presidente Bolsonaro decolou para o Japão, onde haverá a reunião do G20, o grupo dos 20 países economicamente mais importantes do mundo.

Jair Bolsonaro vai, inclusive, se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping. As pessoas reclamaram que ele estava falando muito com Trump. Pois agora Bolsonaro está falando com o presidente da China, que é um grande parceiro nosso.

O presidente da China ainda virá ao Brasil em novembro na reunião de cúpula dos BRICS, que será aqui no Brasil. Vão comparecer também os outros presidentes do bloco: Rússia, Índia e África do Sul.

Suspense em julgamento de Lula

Na terça-feira (25) à noite, o julgamento de defesa da liberdade do ex-presidente Lula, na segunda turma do Supremo Tribunal Federal, foi um grande suspense.

O fato é que Lula estando naquele quarto especial da Polícia Federal em Curitiba, ou estando no seu apartamento, em São Bernardo, ele é um prisioneiro dos fatos. Lula não conseguiria sair, hoje, na rua, andar no supermercado e ir ao cinema. Essa é que é a verdade.

Grandes notícias econômicas

A primeira: inflação baixíssima de 0,06% no mês de junho, como não acontecia há 13 anos. Isso nos deixa tranquilos quanto ao risco de estagflação, que seria uma estagnação do PIB com inflação.

A previsão de crescimento do PIB está baixinha, menos de 1% neste ano, mas a inflação também está lá embaixo. Então, há a possibilidade de o Banco Central até mesmo baixar mais a taxa básica de juro (Selic), como destaca ata do Conselho de Política Monetária (Copom). Isso depende do sucesso da reforma da Previdência.

O relatório da reforma, na Comissão especial, vai ser votado na próxima segunda-feira, dia 1º de julho. Certamente a primeira votação da proposta de Emenda Constitucional da reforma da Previdência será votada antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18 de julho.

Se depender de Paulo Guedes e das conversas dele com Rodrigo Maia, essa votação vai sair. Há cálculos que mostram que a reforma da Previdência já tem a maioria necessária de 60% dos deputados.

Outra decisão importante é a do Conselho de Política Energética que aprova e recomenda a liberação do gás. Tanto na produção, quanto na distribuição.

O comércio de gás é muito importante para o crescimento industrial. A indústria do cimento, por exemplo, depende de 55% com custo de energia, a indústria de cerâmica 32% e a de vidro 25%. O próprio gás de cozinha, se baixar o custo, será um grande estímulo industrial.

Tem gente calculando que a indústria pode crescer 10% em um ano com essas medidas do barateamento do gás. Mas depende ainda do Congresso. A Petrobras vai conversar com o CADE para acontecer essa abertura no setor de gás.

Outra abertura anunciada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, é a continuação das privatizações dos aeroportos. Agora pegando dois aeroportos importantes da ponte aérea Rio-São Paulo, com Santos Dumont e Congonhas entrando nessa lista.

Para terminar...

O Paraná Pesquisas mostra que 56% das pessoas não viram coisa alguma de condenável nos diálogos entre o procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e o julgador da Lava Jato Sergio Moro.

Aqui no Brasil é a coisa mais normal e corriqueira juízes, advogados e promotores conversarem para dar mais agilidade aos processos.

Dos pesquisados, 56% não viram nada de irregular nos processos da Lava Jato – que, aliás, é a maior ação do planeta Terra em combate a mais gigantesca corrupção que já se viu no mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]