Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

STF deve corrigir

Até o líder do governo Lula reconhece que as penas do 8 de janeiro são exageradas

Líder governo Lula
O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Realizou-se aqui em Milão um fórum sobre a verdade histórica da Força Expedicionária Brasileira. O assunto foi a presença dos soldados brasileiros na defesa da liberdade e da democracia e contra o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial. Depois esses soldados voltaram para o Brasil e encontraram a ditadura de Getúlio Vargas... Acabou Vargas caindo por causa disso.

A reunião teve a presença de senador, deputados – inclusive de Portugal –, muita gente conhecida das redes sociais e brasileiros da Europa toda. Foi muita gente.

Na carta ao fórum, todos assinaram dizendo, em resumo, o seguinte: “Reafirmamos que não apenas no Brasil, mas em todos os países, o verdadeiro poder soberano é aquele a quem as cartas magnas nacionais chamam de povo, que o exerce de forma indireta por meio de seus representantes eleitos ou diretamente por sua presença nas ruas”. 

Eu fui um dos palestrantes. Entrei depois do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que falou sobre a relativização de tudo. Aí eu disse: “Olha, o principal que está sendo relativizado entre os congressistas, que são o poder principal, é o artigo 53 da Constituição, que diz que eles são invioláveis por quaisquer opiniões. Essa é uma questão absoluta, não tem relativização. Não diz que essa inviolabilidade só existe se a fala for no Plenário: é em qualquer lugar, 24 horas por dia. 

Líder do governo Lula e PCO reconhecem exageros do Judiciário

Mas me chamou a atenção que até o Partido da Causa Operária (PCO), que dizem que é de esquerda radical, ficou escandalizado com a intimação de Bolsonaro numa UTI. Estar na UTI significa que é um doente em estado grave. Até o Rui Costa Pimenta (presidente do PCO) ficou escandalizado. A imprensa europeia também achou tudo muito estranho.

E outra coisa estranha é a presença desse irmão do Lula, o Frei Chico, que teria recebido R$ 1,1 milhão da Odebrecht durante 20 anos. E lá naquela lista de propinas da Odebrecht, ele é identificado como “Metralha”. Numa entrevista que ele deu, ele disse que é preciso infiltrar comunistas no Judiciário e entre os militares. Só para a gente ficar sabendo...

E foi uma surpresa para o governo Lula o líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE), dizer que o exagero nas penas para os inocentes do 8 de janeiro deve ser corrigido, “sem anistiar os que formaram o golpe”, disse ele. 

A oposição decidiu obstruir os trabalhos da Câmara porque Hugo Motta (Republicanos-PB) não quer pôr em votação aquilo que já foi determinado que é urgente, por 262 assinaturas – o requerimento de urgência para o PL da Anistia.

Agora, só não vão bloquear o processo de cassação do mandato do Glauber Braga (Psol-RJ), que já foi condenado na Comissão de Ética e agora vai a Plenário. E também a questão do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que a Câmara está dizendo que não autorizou ele ser processado lá no Supremo. A Constituição diz que quando um deputado é processado tem que haver comunicação à Câmara, que deve se manifestar. 

Uma operação policial de sucesso no Rio de Janeiro

Bom, e só para encerrar: registro aqui o bom trabalho da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Em fevereiro uma facção criminosa atacou uma delegacia na tentativa de libertar dois presos lá em Duque de Caxias. E neste domingo (27) houve uma ação policial que apreendeu três fuzis, duas pistolas, um revólver, muitos carregadores municiados. E a nota diz que sete narcotraficantes terroristas – narcoterroristas – que participaram daquele ataque foram neutralizados. Neutralizado significa que não foram levados presos, mas serão levados ao cemitério.

De Milão, Alexandre Garcia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.