Publicidade
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Tecnologia

Como o Brasil será “dono do próprio nariz” em IA, se não consegue fazer o básico?

lula inteligência artificial
O presidente Lula em evento do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, em 8 de agosto. (Foto: Isaac Fontana/EFE)

O presidente Lula disse que o Brasil, em termos de inteligência artificial, será o dono do seu próprio nariz. Queria saber de que jeito. Vejam só: nós temos abundância de minério de ferro, e compramos trilhos da China. Trilho é uma coisa rudimentar, não tem mistério. A mesma coisa com os automóveis: nós temos montadoras, mas por que não vendemos para a China, que tem 1,3 bilhão de chineses? Em vez disso, mandamos o minério de ferro para a China, e lá eles transformam em aço, em automóveis, e nos vendem tudo de volta. Se nós não temos a capacidade para coisas mais rudimentares, que dirá para as que têm a sofisticação da inteligência artificial?

É verdade, nós fazemos o KC-390. Acabei de voar de Brasília para São Paulo em um excelente avião feito pela Embraer. A primeira vez que voei nesse tipo de aeronave, foi de São Petersburgo para Varsóvia – ou seja, os aviões da Embraer estão no mundo inteiro. Temos a capacidade de fabricar aviões muito bons, mas a Embraer é uma raridade, uma exceção. A Índia, que tem 1,4 bilhão de indianos, está muito à nossa frente em tecnologia digital; os brasileiros de sucesso nessa área nem estão no Brasil, foram para a Califórnia ou para Cingapura. Mas Lula diz que seremos autossuficientes em inteligência artificial. Será que ele pensa que vamos acreditar? O Brasil não está preparado para isso, não tem escola que nos prepare para isso, porque esse é um aprendizado que começa no ensino básico. 

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

Mal sabemos o português, como vamos dominar a IA? 

Quarta-feira foi o Dia Mundial da Caligrafia, e o domínio da escrita manual está decadente, igual ao domínio da língua portuguesa. Vimos esse caso do professor de escola estadual de de Ponta Grossa, que pediu fotos de uma aluna nua, e ameaçava: “Ou você vai reprovar”. Que língua é essa? Quem reprova é o professor; a aluna é reprovada. Até políticos andam ignorantes; parece que Fernando Haddad disse “eu já avisei a minha esposa que a partir de 5 de outubro ela vai dormir com o próximo governador de São Paulo”. Aí eu fiquei pensando: quando eles se casaram, o juiz ou padre disse “eu vos declaro esposo e esposa” ou “marido e mulher”? Nem sequer estamos habituados ao idioma, e Lula vem prometer que seremos donos do nosso próprio nariz em inteligência artificial.

Lula acha que é só criar ministério para resolver o problema da segurança

Estão anunciando que Lula vai criar um novo ministério antes da eleição. Em vez de 39, serão 40. Piada pronta, porque será o Ministério da Segurança Pública. É essa incrível mania de sindicalista: tudo se resolve com assembleia ou reunião. Se o sindicalista vira presidente, tudo se resolve com ministério. O problema é na segurança pública? “Vamos fazer um ministério”. Não! Só piora a situação, porque vão gastar mais com o ministério, vão dar mais emprego a burocratas, quando o dinheiro precisava ser usado para dar apoio ao policial na rua. Perguntem em Goiás o que foi feito, para o estado se tornar seguro. Perguntem o que fizeram em Nova York naqueles tempos de tolerância zero. A resposta é apoio à polícia. Os assassinatos e os assaltos despencaram no governo federal anterior porque a polícia teve todo o apoio e incentivo do presidente da República. O presidente tem de tomar partido da polícia e não dos bandidos, não dos “meninos que roubam o celular apenas para tomar uma cervejinha”.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.