• Carregando...
Voluntários dos serviços de emergência médica reabastecem tanques de oxigênio gratuitamente, em Manaus, Brasil, em 30 de janeiro de 2021.
Voluntários dos serviços de emergência médica reabastecem tanques de oxigênio gratuitamente, em Manaus, Brasil, em 30 de janeiro de 2021.| Foto: MICHAEL DANTAS / AFP

Hoje eu tenho uma notícia má e uma boa de Manaus. A má é que o Ministério Público Federal encaminhou para o Superior Tribunal de Justiça uma denúncia contra uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, chamada Encarnação das Graças Sampaio Salgado. Ela ajudava a grande facção criminosa Família do Norte, vendendo sentenças.

Funcionava assim: um advogado entrava com o pedido, um médico dava atestado de tuberculose ou de aids para o condenado dessa facção criminosa e a juíza dava a sentença de prisão domiciliar.

Ela já responde a outro processo pelo mesmo motivo.

Oxigênio para Manaus

A boa notícia é que chegou o equivalente a 9 mil cilindros de oxigênio a Manaus. Um grande cilindro de 90.000 m³ com 180.000 kg de oxigênio líquido. O cilindro veio de Santos, levado por um navio da Marinha, o navio patrulha Apa, que chegou a Belém e de lá foi transferido para uma balsa. Ali foi abastecido pela White Martins e seguiu para Manaus com a escolta do navio patrulha Roraima a fim de evitar manobras bruscas porque o cilindro é muito pesado e é uma carga muito instável. Ele chegou ao porto Encontro das Águas e agora há abundância de oxigênio para Manaus.

Bolsonaro pode escolher reitores

O Supremo Tribunal Federal decidiu por 6-3 que o presidente da República pode escolher qualquer um dos integrantes da lista tríplice de reitores. Isso é o óbvio ululante. Só a OAB nacional não conseguiu ler, talvez por problema de dogmatismo ideológico. Havia alguma dúvida? A lei de 1995 diz literalmente que o presidente escolherá o reitor numa lista tríplice elaborada pelo colegiado máximo da universidade. Não está falando em eleição. O colegiado máximo da universidade elabora essa lista e o presidente escolhe um entre três. É incrível que a OAB nacional finja não entender isso.

Autonomia do BC

Hoje é a primeira reunião eficiente e eficaz com o presidente do Banco Central e os presidentes da Câmara de Deputados e do Senado para decidir, talvez nesta semana mesmo, a autonomia do Banco Central. O texto já está aprovado no Senado, falta ser decidido na Câmara de Deputados. Ao mesmo tempo, forma-se a Comissão Mista do Orçamento. Hoje é o 39.º dia do ano e ainda não temos o orçamento federal aprovado.

A presidente da comissão, Flávia Arruda (PL-DF), está pronta para assumir a cadeira. Ela é mulher do ex-senador e ex-governador de Brasília José Roberto Arruda.

Também pudemos acompanhar a reação da bolsa de valores que na sexta-feira chegou a ultrapassar 121 mil pontos. É bom lembrar que ela estava em 63 mil pontos no meio de março do ano passado.

Para finalizar, uma perguntinha. Na semana que vem vai ser carnaval, mas não vai ter festa de carnaval. Será que vai ter feriado e ponto facultativo do carnaval que não vai ter? É estranho. Fica a pergunta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]