• Carregando...
O Brasil que dá certo
| Foto: Daniel Caron / Gazeta do Povo

Na quarta-feira (4) pela manhã eu mediei o debate Agro Cenário 2020. Esse é o Brasil que está dando certo. Um país que produz alimentos para um bilhão de pessoas no planeta Terra.

Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em cada quatro pratos, um têm comida brasileira. E tem gente que é contra a produção de alimentos pelo, deve ser faquir.

Como disse o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), não existe mais pequeno produtor: há lugar para pequeno proprietário, que pode ser um grande produtor porque hoje a tecnologia está ajudando. Hoje o mercado está movido pela conectividade.

O Brasil ciclotímico

Também na quarta-feira (4), só que à noite, eu falei sobre o Brasil do futuro e de hoje no lançamento do Instituto Villas Bôas, uma homenagem ao general Villas Bôas.

O instituto pretende estudar o país. Quer saber, por exemplo, porque nosso país é ciclotímico, ou seja, algo dá certo, acontece alguma coisa e cai, depois sobe novamente e cai de novo. Assim vai tropeçando, enquanto China, Índia, Coreia, Cingapura - países que estavam muito atrás de nós - nos ultrapassaram.

Recorde na bolsa

A Bolsa de Valores bateu mais um recorde, passou de 110 mil pontos. Vocês acreditam que a União de Bancos Suíços está aconselhando a compra de ações de empresas brasileiras? É o otimismo que voltou ao país depois do anúncio de que o crescimento do nosso PIB pode chegar a 1,2%.

É bom a gente lembrar de que viemos da pior recessão da história, em que o Brasil perdeu 8% de sua riqueza e agora estamos tentando recuperar. É o otimismo que está fazendo com que a Bolsa suba e as pessoas se animem.

Mudanças à vista

O Senado está com pressa para tentar aprovar, ainda neste ano, a mudança no Código de Processo Penal. Nesta quarta-feira (4) também foi instalada na Câmara a Comissão Especial que vai estudar, também, uma mudança na Constituição para permitir a prisão em segunda instância.

Lava Jato

A Lava Jato - que continua trabalhando - denunciou mais um. Dessa vez foi o chefe de gabinete de José Sérgio Gabrielli, que era presidente da Petrobras entre 2011 e 2013 – era o tempo em que a estatal tinha dono.

Ele cobrava para vender a agenda do presidente. O chefe de gabinete cobrou uma reforma na casa dele. O mesmo empresário que está envolvido no escândalo da torre monumental de Pituba (BA), onde parecia que ia ser a sede da Petrobras.

Hacker de Sergio Moro

O juiz da 10º Vara Federal de Brasília homologou a delação premiada de Luiz Henrique Molição, que hackeou - entre centenas de autoridades - o ministro Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

Eu estou curioso para ver o que o Molição vai contar a respeito de quem pediu e quem comprou as mensagens, além de quais eram as conexões dele no mundo político.

Mais Lava Jato

E Renan Calheiros finalmente virou réu na Lava Jato. Essa é a primeira vez. Ele já era réu, mas não na operação. A decisão foi STF por três a dois - foi apertado. Os dois ministros que votaram a favor de Renan foram Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Para finalizar...

Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a assinatura eletrônica será válida para formar partido do mundo digital de hoje. Um partido para ser criado agora precisa chegar a 500 mil assinaturas até abril.

Só que  a Justiça Eleitoral estudar bem o assunto e regulamentar como serão coletadas as assinaturas digitais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]