• Carregando...
Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

A grande notícia da quarta-feira (27) interessa a você e a mim. Será que a sua rádio não vai ser censurada um dia? A televisão que você vê não será censurada? O jornal que você assina? O que aconteceu pode afetar todo mundo.

Foi uma operação que eu chamo de "operação censura". Comandada pelo ministro Alexandre de Moraes. Um caso único no mundo em que um tribunal, que se julga vítima, investiga, faz o inquérito e vai julgar. Vocês já viram isso?

Essa operação está contrariando a Constituição, porque nela diz que não há censura, que há liberdade de pensamento e garante que ninguém vai ser tolhido quando diz respeito à liberdade de expressão.

O ministro da Justiça, André Mendonça, disse que qualquer instituição pode ser criticada, só que o Supremo Tribunal Federal é a única instituição que não aguenta crítica. Os presidentes da Câmara, do Senado e o da República aguentam críticas, mas o STF não.

Quando se fez uma reportagem sugerindo que o presidente do STF estaria envolvido na Lava Jato se abriu um inquérito para apurar tanto a revista Crusoé quanto o site O Antagonista, que veicularam a notícia.

Agora, a Polícia Federal entrou na casa das pessoas de manhã cedo para apreender celulares e computadores. A PF convocou até deputados federais para depor, um deputado estadual, um grande empresário e o dono de uma academia.

Eles são acusados de financiar o chamado “gabinete do ódio”. Todos diziam que Carlos Bolsonaro faz parte desse gabinete do ódio, mas ele não foi alvo da operação.

Como essa operação saiu um dia depois da operação contra o governador Witzel, ele teve um alívio. Além disso, ficou claro que Bolsonaro não interfere na PF porque os alvos foram bolsonaristas.

A imunidade parlamentar, a falta de censura e a liberdade de expressão foram para as cucuias. O procurador-geral da República, Augusto Aras, acha que essa operação é ilegal. Acho que ele vai recorrer ao STF e não vai adiantar nada.

Alexandre de Moraes disse que a agressão foram os posts da #STFVergonhaNacional. Eu não estou defendendo notícias falsas, mas para calúnia, injúria e difamação existe o Código Penal desde sempre.

As polícias estaduais e federais têm condições de identificar e investigar pessoas que praticam esses crimes. Sempre houve boatos e mentiras nas redes sociais e na imprensa tradicional, por que isso agora?

Factóides e fake news

Não é muito mais perigoso o factóide, o fato deturpado? A gente acaba acreditando nesses factóides porque tem um fundo de verdade. A fake news é tão fantasiada que a gente fica com o pé atrás. Temos que tomar cuidado para não sermos enganados.

O pior é que nós nos envolvemos com essas notícias falsas porque nós passamos adiante sem ter certeza. Esses dias eu recebi de um amigo uma mensagem dizendo: “eu não sei se é verdade, mas passo adiante”. Como assim? Você não pode passar adiante senão sabe se é verdade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]