Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Congresso Nacional

Qual deputado maluco vai votar contra o pagador de impostos?

Sessão da Câmara dos Deputados
Sessão da Câmara dos Deputados (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Neste fim de semana o presidente Lula reconheceu que não tem votos suficientes na Câmara. Ele já disse isso muitas outras vezes, que pode contar com no máximo 200. Na hora de aumentar impostos, um ano antes de uma eleição, qual é o deputado maluco que vai votar contra o pagador de impostos?

Ele agora falou de novo, porque está difícil para o governo. Nem liberando emendas em troca de votos estão conseguindo mais apoio. O que eu penso é que muita gente fala mal dos eleitores, que eleitor vota mal, mas, se a gente olhar, o conjunto é a sabedoria popular. Vota em um presidente, mas não lhe dá maioria no Congresso para que ele não seja um ditador.

WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia

Porque um presidente da República que tiver maioria no Congresso, com parlamentares sempre votando a favor dele, pode embarcar em qualquer aventura totalitária ou fiscal a favor do presidente. Esse freio é bom para a democracia. Assim como é boa a alternância de poder: sai um lado, entra outro. Se um lado quer fazer censura, faz uma lei da censura, depois o outro é que vai poder desfrutar da lei da censura para censurar quem a fez. Então isso é bom.

Que bom que Lula não tem maioria para aumentar mais impostos

Não ter maioria para aumentar imposto é ótimo, porque chega. Nós pagadores de impostos não aguentamos mais pagar imposto e não receber bons serviços públicos. É só para isso que serve o imposto: para sustentar o nosso servidor, que é o Estado, nos prestar bons serviços de ensino, de saúde, de Justiça, de segurança, de infraestrutura.

É só para isso que serve o Estado, para prestar serviços públicos. Não é para se encastelar e exercer o poder, é para prestar serviço. O presidente da República também se chama o primeiro mandatário da nação. Todos nós somos os mandantes, ele é o primeiro mandatário. Os deputados, senadores, prefeitos, vereadores, governadores são nossos mandatários.

Por que ninguém ainda foi preso por fraudar a Previdência?

Outra coisa muito estranha: nós mandantes, pagadores de impostos, estamos estranhando como o governo está tratando a Previdência, que fez descontos sem autorização dos descontados, aposentados, idosos, que têm impedimentos para verificar que estavam sendo descontados. Covardia. Até agora, ninguém foi preso preventivamente para não esconder as provas, não alterar os comprovantes das coisas erradas que fizeram. Ninguém foi condenado a devolver o dinheiro que descontou, que recebeu.

É o contribuinte, é o Estado que vai pagar? Mas foram eles que receberam o desconto indevido. Eles têm que devolver tudo isso, e não o Estado brasileiro. Por que alguns têm essa leniência, essa benevolência do Estado, e outros são imediatamente presos porque uma senhora pintou com batom uma frase de um ministro numa estátua de granito que lavaram logo depois? Pichação é tão grave assim? Não foi nem pichação, aquela pichação que é difícil de sair, de betume preto.

Quase não se fala sobre atentado contra Uribe na Colômbia

Vi agora que prenderam mais uma pessoa na Colômbia. Depois de um cúmplice, que já está preso, prenderam agora uma mulher que estaria por trás do jovem de 14 anos que deu três tiros na cabeça do Miguel Uribe, de 39 anos, que ainda está no hospital, em situação gravíssima e certamente vai ter sequelas que o impedirão de voltar à política. Ele seria o futuro presidente da Colômbia. O esquerdista Petro, que é o presidente, se enrola todo para dar explicações. Está quase culpando a vítima por ter recebido três tiros.

Eu vi uma notícia no Estadão. A Colômbia é nossa vizinha. Por que estão escondendo, omitindo? Eu não consigo entender isso. Esse desequilíbrio das reuniões de pauta que decidem o que o povo pode ler no nosso jornal, o que o povo ou não pode, o que a nossa audiência pode ouvir na nossa TV, o que a nossa audiência não pode.

Na rede social pode tudo, quem não quer, não veja. Quem não quer ouvir gritaria, ofensas, como eu não gosto de ouvir, não segue certas pessoas. Aqueles que mentem, eu também não sigo. Pessoal que inventa casos mil de guerra, de política, de tudo, eu não vejo. Essa é a censura natural. Essa é natural, essa é permitida. A decisão de cada um de nós.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Célio Yano

Use este espaço apenas para a comunicação de erros