• Carregando...
Al Capone
Al Capone| Foto: Reprodução

Neste dia 17 de janeiro, aniversário de Al Capone, eu começo falando de banditismo aqui no Brasil. Daqueles bandidos que nós escolhemos com o voto. A Lava Jato continua trabalhando e continua denunciando gente que meteu a mão em dinheiro de empresa que é do povo brasileiro, no caso a Petrobras.

Na quinta-feira (16) a equipe da Lava Jato denunciou Paulo Salvador, da editora  gráfica Atitude, porque ele falsificava contratos para justificar negócios e prestações de serviços que não existiam.

Ele repassava, a pedido do tesoureiro do PT João Vaccari Neto, dinheiro para o PT e para o diretor da Petrobras, Renato Ducci, que foi posto na diretoria por José Dirceu. No caso, foram R$ 2,4 milhões, segundo a denúncia.

Esse valor era parte de um total de R$ 66 milhões em propinas envolvendo a estatal e o Grupo Setal Óleo e Gás. É um bom dia para a gente falar nisso, o aniversário do bandido mais notório dos Estados Unidos.

Aqui no Brasil só a força dada pelo presidente da República à polícia ostensiva, Rodoviária e Judiciária fez com que os homicídios caíssem em 21,4% em 2019. A gente tem essa confirmação agora.

Nunca, em lugar nenhum do mundo, houve uma queda tão grande de homicídios de um ano para o outro, em qualquer campanha contra homicídios. Os estupros caíram 6,4%, o latrocínio (assalto com morte) caiu 22% e o furto de veículos caiu 12,2%.

Não conseguiram mudar bem a lei porque mexeram no pacote anticrime do ex-juiz Sergio Moro. Inclusive inventaram esse juiz de garantia, que agora está suspenso por ordem do Supremo. Mexeram e aliviaram porque alguns ficam com medo. Mas nem todos, pois também está cheio de gente bem intencionada.

Deputado que trabalha

O deputado Marcelo Ramos Rodrigues (PL-AM) não faltou um dia sequer ao trabalho na Câmara dos Deputados. Eu olhei a vida dele. Quando ele era líder estudantil era do Partido Comunista do Brasil. Quando Ramos se elegeu vereador ele passou para o Partido Socialista do Brasil e agora que tem 46 anos é do Partido Liberal.

Eu lembro daquele truísmo que diz que todo jovem é esquerdista, mas se ele chegar a idade madura e continuar esquerdista ele tem algum problema. Parece que até o próprio ex-presidente Lula citou isso.

Impulso na construção

Houve um aumento de 3,5% na produção e na venda de cimento no ano passado. Esse é um indício de retomada da indústria da construção. Ainda que não seja um número não é muito animador, a indústria da construção sofreu um baque durante o governo Dilma, principalmente nos anos 2015 e 2016.

A indústria ainda está com ociosidade, ou seja, uma capacidade baixa para crescer e repor a sua força de trabalho de 45%. É um buraco na indústria da construção que agora está sendo estimulada por juros mais baixos para financiamento, por novas atitudes da Caixa Econômica Federal. O banco não tem mais um partido político mandando e, por isso, está mais cônscia da sua função social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]