Em primeiro lugar, atenção plantadores de soja. Atenção quem vende soja para o exterior. Grandes negócios. Acho que o preço vai melhorar, porque se a China realmente não comprar mais soja dos Estados Unidos, o preço vai subir.
O Brasil não vai dar conta de suprir a necessidade da China, que segundo os números oficiais tem quatro meses de autonomia no estoque de soja. Isso está lá no Rural Business, contrariando uma informação da Bloomberg e que foi repetida pela mídia brasileira, dizendo que o Brasil pode abastecer a China. Não pode. Não tem soja suficiente para abastecer a China.
O que vai acontecer é que o preço da soja vai subir. A notícia diz que a soja sul-americana pode abastecer a China, soja do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Nem falaram do Paraguai, mas o Paraguai também produz soja e exporta. Então a oportunidade é de melhor preço. E a China vai ter que se ajeitar com os Estados Unidos para realmente se abastecer de soja. Não vai ser suficiente.
Evidências contra Alexandre de Moraes
Um outro assunto. O Glenn Greenwald, aquele jornalista americano, foi chamado ao Senado na semana passada. E confirmou tudo aquilo que ele sabe sobre as interferências do ministro Alexandre Moraes, daquele assessor dele, que estava com registros de ligações telefônicas. Depois as conversas com o Oswaldo Eustáquio na Espanha, os medos desse assessor do Alexandre Moraes. Lá no Senado, ele disse isso tudo.
As informações que são suficientes para uma investigação. Principalmente porque a Constituição diz que o Senado é o foro próprio para julgar ministro do Supremo. Portanto, investigar, fazer algum tipo de inquérito para saber se um ministro do Supremo está agindo dentro da das normas constitucionais. Só que o Senado continua sem nada a fazer a respeito.
Sóstenes não deve explicações a Dino
Tem um outro assunto, que é uma pedra de toque. Eu já falei nisso aqui, o artigo 53 da Constituição. Os deputados e senadores são invioláveis civil e penalmente por quaisquer de suas opiniões, palavras ou votos. E, no entanto, isso não tem acontecido. Daniel Silveira está na cadeia, por exemplo. Está em prisão domiciliar, nem sei mais onde ele está, porque é cadeia, é prisão domiciliar. Ficam se dispondo dele. Ele sofre de um problema renal, foi procurar o hospital e isso foi uma quebra dos compromissos de prisão domiciliar.
Agora, o Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que é o líder do PL, tem que dar explicação a um ministro supremo (Flávio Dino) por uma entrevista que deu. Ele é totalmente inviolável por quaisquer palavras. Está escrito na Constituição. Sinto muito. Se não estivesse escrito, tudo bem. Se tivesse lá “salvo se”, mas não tem “salvo se”.
Roubo ao INSS é reincidente em governos do PT
Um outro assunto: essa questão do que vai acontecer agora com o ministro do Trabalho que caiu fora, o Lupi. Caiu fora para não desgastar mais o presidente da República. Só que aquilo que Lupi sabe, supõe-se que o presidente também saiba. Supõe-se que o novo ministro, que era o braço direito de Lupi, tenha acompanhado também. Essa questão horrível, cruel, de tirar dinheiro de idosos e pegar principalmente idosos analfabetos e idosos com fragilidades, que não entendem o que estava acontecendo.
E não foi pouco que tiraram, foi mais de 6 bilhões e não é a primeira vez. Nós já tivemos aqueles outros casos de desconto em contracheque de aposentados lá atrás. E repetiu-se tudo. O que aconteceu com o Lupi lá atrás aconteceu de novo. E Lula o nomeou mesmo sabendo o que tinha acontecido. E Lula foi eleito pelos eleitores que também sabiam o que tinha acontecido.