Pobre Venezuela. A Suprema Corte de lá, que está sempre a serviço de Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira que certifica a vitória do ditador. Ninguém sabe por quantos votos. Há um porcentual mágico, que apareceu quando 82% das atas já eram públicas, descobriram que Maduro estava perdendo feio e pararam de contar, ou de mostrar o resultado. Maduro não mostrou as atas até agora, mas a Suprema Corte sabe que ele foi eleito com 52% dos votos.
O Chile, de Gabriel Boric, de esquerda; e o Uruguai, de Lacalle Pou, de centro-direita, já condenaram o ato da Suprema Corte. Suponho que Javier Milei também já tenha dito algo. Milagroso Milei, que está fazendo maravilhas na economia argentina.
É vergonhosa essa subserviência, essa servidão dentro de uma ditadura. Fico pensando no que vai fazer agora o presidente Lula, que é o respaldo de Maduro. Ficou feio para o Brasil, porque todos sabem que ele perdeu a eleição. Estava lá o Centro Carter, chamado pelo Acordo de Barbados, os observadores todos, a OEA, todos sabem que Maduro perdeu – certamente até a Suprema Corte da Venezuela também sabe.
WhatsApp: entre no grupo e receba as colunas do Alexandre Garcia
Moraes manda investigar vazamento, mesmo sendo parte interessada
Já na nossa suprema corte, deve estar constrangido o ministro Alexandre de Moraes com tudo isso que tem aparecido na Folha de S.Paulo e que, agora, supõe-se ter saído de um celular apreendido pela Polícia Civil de São Paulo. O assessor de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral era um perito criminal. Eu não entendo: perito criminal deveria servir para ver a urna foi violentada e coisa parecida, mas não; era para saber se alguém falava mal da Justiça Eleitoral, a despeito de a Constituição garantir liberdade de expressão. Esse ex-assessor, Eduardo Tagliaferro, foi depor e disse que não tem nada a ver com isso, porque foi o cunhado que entregou o celular depois que ele deu um tiro dentro de casa, numa briga com a mulher, que também foi depor.
O mais estranho de tudo isso é que quem pediu para investigar a origem das mensagens foi o ministro Alexandre de Moraes, que é um dos interessados. Isso não existe, parte interessada ordenando investigação. Ele é interessado porque é citado lá o tempo todo, embora as mensagens e áudios sejam de um juiz instrutor e do perito criminal. E tudo sem Ministério Público, vamos ver no que dá.
E Glenn Greenwald, que é quem está divulgando isso na Folha, publicou o aumento no número de assinaturas e pedidos de impeachment. Já chegou um 24.º pedido, mas há duas barreiras. A primeira é Rodrigo Pacheco, que está sentado em cima dos pedidos e não levanta. A outra é a falta de voto para condenar um ministro do STF. São necessários dois terços dos 81 senadores, isto é, 54 votos. Faltam no mínimo uns 20 para chegar aos 54. Certeza, mesmo, é de 32 votos.
Idosos já superam jovens, segundo o IBGE
O IBGE divulgou a idade da população brasileira, a distribuição por faixas etárias. Pela primeira vez, os de mais de 60 anos superam os jovens de 15 a 24 anos, são 15,6% contra 14,8%, respectivamente. É bom os publicitários olharem nisso e darem mais atenção aos mais idosos para fazer mais ofertas, porque os mais idosos, teoricamente, são os que têm mais dinheiro, os que pouparam. Os mais jovens tomam cerveja, os mais idosos tomam vinho, de um modo geral.
Pena que não disseram quantos têm mais de 80. Queria saber quantos e quem são os meus companheiros de mais de 80. A maior faixa é a de quem tem entre 40 e 59 anos, 26,2%; os de 25 a 39 anos são 23,3%; e os de até 14 anos são 20%. A população brasileira está ganhando idade e está diminuindo o ciclo de procriação. O crescimento demográfico brasileiro está sendo freado, está diminuindo. Vemos as grandes cidades, cheias de gente. Quanto mais multidão, mais complicado para administrar, como bem sabem os gestores. Hoje eu tive muita, muita felicidade ao ver jovens que prometem que vamos ter um futuro esperançoso.
Centrão racha e projeto da Anistia do 8/1 vira fiel da balança para sucessão na Câmara
Pacheco encara o dilema de barrar ou iniciar o processo de impeachment de Moraes
CCJ avança no debate da PEC das decisões monocráticas; acordo adia votação
Podcast analisa a obstrução governista e o futuro do PL da Anistia; ouça
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião