• Carregando...
Ministro Luiz Fux vai assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) no mês que vem.
Ministro Luiz Fux vai assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) no mês que vem.| Foto: Tânia Rego/Agencia Brasil

Eu cobri guerra no Líbano em 1982, conheci Beirute sob bombardeios e bombas. Agora a gente reviu a cidade em fogo. Os mais velhos hão de lembrar quando acordavam com a tremedeira causada por explosões de bombas.

Eu gostaria de registrar meu pesar ao povo libanês. Tomara que haja pelo menos uma ajuda internacional principalmente na área sanitária, porque é necessário. Certamente devem estar chegando navios-hospital que podem prestar assistência.

Corrupção que mata

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) teve os bens bloqueados por um desembargador que afirmou que o dinheiro supostamente desviado por ele está fazendo falta na saúde e na educação. O total do patrimônio de Coutinho é de R$ 134 milhões.

O desvio de recurso públicos é um grande crime. Muito da verba que faltou para o combate à pandemia foi porque meteram a mão antes.

Na saúde faltam hospitais aparelhados, modernos, limpos e com profissionais motivados.Na educação, a mesam coisa: o dinheiro desviado vai fazer falta no futuro. Um país que almeja uma boa posição mundial precisa de educação de qualidade. Essa corrupção que tira da saúde e da educação também mata. Mata pessoas e o futuro do país.

Bom exemplo de Fux

O ministro Luiz Fux, que vai assumir a presidência do STF nos próximos dois anos, foi sorteado para ser relator do processo de abertura de impeachment do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Como Fux é carioca, ele se declarou impedido por ter relação com o caso. Essa é uma posição corajosa e ética. Algo que não está se vendo nos outros ministros da Corte, já houve processos em que alguns deles votaram mesmo tendo ligação direta com o investigado.

Na véspera, Fux também anulou uma liminar do PDT que queria anular o novo marco do saneamento básico. Segundo ele, a decisão se baseou no fato do marco não ferir a Constituição e trazer bem-estar para a população brasileira.

STF contra dossiê

A ministra Cármen Lúcia deu uma prazo de 48 horas para o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, se manifestar sobre a existência de um dossiê de policiais e professores federais contra servidores que se declaram antifascistas.

Eu achei que só existia esse movimento na metade do século passado na Itália e na Alemanha, mas é aqui no Brasil. A ministra afirmou “a gravidade do quadro descrito, que a se comprovar verdadeiro, escancara comportamento incompatível com os mais basilares princípios democráticos do Estado de Direito”.

Esse “se” de Cármen Lúcia mostra uma dúvida. Se a acusação não se comprovar verdadeira era preciso haver uma segunda hipótese, ela só deu uma. Aliás, a justificativa dela pode ser aplicada para o inquérito das fake news, que investiga ameaças contra o STF.

Corrupção nos Correios

Na terça-feira (4), houve uma operação contra os Correios. A Operação Postal Off investiga sete funcionários que são suspeitos de desviar dinheiro da empresa. A corrupção na estatal não para e num momento em que colaboradores podem entrar em greve e a empresa pode ser privatizada. É incrível a sede pelo dinheiro e a falta de caráter de quem comete esse crime.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]