i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

André Uliano

Foto de perfil de André Uliano
Ver perfil

3 razões para adotar o comprovante impresso do voto

  • André UlianoPor André Uliano
  • 21/11/2020 11:15
Foram contabilizados  ainda três instâncias de dano à urnas e 12 de falsidade ideológica.
Foram contabilizados ainda três instâncias de dano à urnas e 12 de falsidade ideológica.| Foto:

Mais uma vez, passada as eleições, o tema da possibilidade de fraudes encontrou forte eco no debate público.

O Presidente da República e vários parlamentares voltaram a endossar a proposta de se criar um sistema de comprovante impresso do voto eletrônico. A medida sofre resistência injustificada e inexplicável do atual presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e outros membros do STF.

Aqui é importante esclarecer uma confusão que foi criada. Alguns alegam que se estaria propondo o retorno ao voto em cédula. Mas não se trata disso. O que se propõe é a adoção de urnas que imprimam um comprovante do voto, permitindo que o resultado da apuração seja auditado.

O sistema chegou a ser aprovado pelo Congresso em 2015, por meio de Lei 13.165, que instituía o art. 59-A na legislação que regula as eleições. O dispositivo tinha a seguinte previsão:

  • Art. 59-A. No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado.
  • Parágrafo único. O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica.

Basicamente, segundo a sistemática que havia sido instituída, o eleitor continuaria votando da forma como acontece atualmente, isto é, de modo eletrônico. Porém, após o registro do voto na urna eletrônica, o equipamento imprimiria um comprovante. O eleitor verificaria a correspondência entre seu voto e o contido no comprovante. Estando tudo positivo, confirmaria o voto. O comprovante seria automaticamente depositado em urna física acoplada na cabine de votação, sem acesso do eleitor ao documento impresso.

A apuração seguiria sendo eletrônica, a fim de manter sua agilidade. Todavia, em caso de pedido de recontagem ou suspeita de fraude, seria possível auditar a apuração checando o resultado consolidado com os comprovantes físicos.

A medida, infelizmente, foi derrubada pelo STF, sem razões jurídicas consistentes. O tribunal alegou possível violação ao sigilo do voto, o que obviamente não procede, uma vez que a norma era clara ao prever que: “a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”.

Ademais, essa questão foi colocada aos especialistas ouvidos durante a tramitação da ação perante o STF, os quais responderam:

  • Caso ocorra o “travamento do papel na urna eletrônica”, (...), a hipotética exposição dos votos registrados até então para o servidor responsável pela manutenção do equipamento permitirá a este identificar o autor de cada voto?
  • Dr. Jorge Stolfi, Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade de Campinas – UNICAMP - “o risco hipotético de violação de sigilo levantado na ADI [travamento na impressão] é irrisório, especialmente se comparado a todos os outros riscos inevitáveis em qualquer tipo de votação”.
  • Dr. Walter Del Picchia, Professor Titular aposentado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI - “não será possível identificar o autor de cada voto, pois os votos impressos não têm nenhuma informação impressa que possa identificar o eleitor. Apenas o voto do último votante poderia ser identificado, e este problema é o mesmo que sucede com as urnas sem voto impresso, quando a urna trava com a foto do candidato congelada na tela.”

Esclarecido esse ponto, a seguir, expomos três razões pelas quais acreditamos que o Brasil deveria adotar o comprovante impresso do voto.

1) O sistema atual não é 100% invulnerável e há tecnologia capaz de incrementar a segurança dos resultados eleitorais

É comum que quando esse tema entra em pauta, algumas pessoas aleguem que o sistema atual é razoavelmente seguro.

Contudo, para haver interesse na reforma do modelo não é necessário demonstrar que ele seja extremamente inseguro. O que, de toda forma, alguns afirmam: o Juiz Eleitoral aposentado Ilton Dellandréa diz que fraudar urnas é mais fácil do que infectar um PC com vírus. Ainda que alguns possam defender, de modo fundamentado, que a opinião é exagerada, ela não é inexistente.

Todavia, não é necessário comprovar tamanho grau de insegurança. Basta que haja um risco real (mesmo que pequeno) e uma tecnologia disponível que reduza esse risco. Esses dois elementos estão presentes.

De fato, o simples fato de pessoas sérias e capacitadas alegarem que o modelo de urnas usadas no Brasil tem níveis de confiabilidade, segurança e transparência inferiores a uma tecnologia passível de ser adotada é o suficiente para motivar a modificação do modelo atual.

Pois bem, quanto à vulnerabilidade das urnas, o número de matérias e trabalhos a respeito do tema é inabarcável. Salientamos, apenas a título ilustrativo, as constatações dos seguintes pesquisadores:

  • a) Diego Aranha: conforme notícia constante do site do Senado, o professor da UNICAMP averiguou que as urnas são suscetíveis a fraudes no voto e também à quebra do sigilo;
  • b) Pedro Rezende: segundo reportagem da Gazeta do Povo, o professor de segurança de dados da Universidade de Brasília (UnB) afirma que as urnas são vulneráveis;
  • c) Amílcar Brunazo Filho: engenheiro, coordenador do Fórum do Voto eletrônico, autoridade em segurança de dados, conclui que nosso modelo de urnas é ultrapassado e inseguro.

Saliente-se que eventuais fraudes eleitorais violariam um dos padrões básicos de uma democracia: eleições justas.

Conforme apontamos em artigo anterior, uma das instituições essenciais do sistema democrático são as eleições livres, justas e periódicas.

Eleições justas, segundo Robert Dahl, nada mais são do que eleições em que cada voto é contado igualmente: one man, one vote. Ou seja, ela exige que o resultado apurado corresponda aos votos efetivamente depositados.

A sistemática atual de voto exclusivamente eletrônico, no entanto, não atende a essas exigências, ao menos não na mesma medida em que o faria um sistema passível de ter o resultado das apurações auditado.

Frise-se, ainda, que segundo pesquisa de opinião feita pelo Paraná Pesquisas, embora uma ligeira maioria confie na urnas, cerca de 70% dos entrevistados se manifestou favoravelmente à criação de um sistema de comprovante impresso do voto.

Por fim, quanto a esse ponto, cabe ainda responder a uma observação exposta tanto pelo ministro Luís Roberto Barroso quanto por seu colega Alexandre de Moraes. Ambos já afirmaram que nunca houve prova de fraudes generalizadas. Ora, como isso poderia ser provado num sistema impassível de ser auditado? Na verdade, nunca houve prova de que foram praticadas fraudes generalizadas; nem de que não foram. Esse é o ponto. Exigir essa prova por parte dos defensores da impressão de comprovante do voto implicaria no que no direito é chamado de prova diabólica, uma prova impossível (ou excessivamente custosa) de ser feita.

2) Sistemática atual é pouco transparente e reduz o protagonismo do cidadão comum

É possível que técnicos ou especialistas em urnas tenham alto grau de certeza sobre a segurança do modelo atual. Mas isso não é suficiente para sua manutenção.

Com efeito, num sistema democrático, o processo público de eleições tem de ser claro, e passível de ser compreendido pela população em geral, não por técnicos e especialistas.

Conforme salientamos em post anterior sobre a democracia, um dos elementos essenciais do sistema democrático é a possibilidade de participação efetiva pelo cidadão comum.

Para poder participar, o cidadão tem de poder alcançar entendimento esclarecido sobre uma política e seu funcionamento. Ou seja, ela tem de ser acessível a ele. Por isso, entre várias formas possíveis de atuação, deve-se adotar aquela mais simples e que facilita a compreensão e participação popular.

Contudo, as urnas eletrônicas possuem um intrincado e complexo funcionamento que requer conhecimento técnico especializado para sua compreensão. Qualquer um que não entenda esse sistema e diga que ele é seguro está simplesmente reproduzindo uma opinião que ele ouviu ou "chutando". Essa não é uma opinião própria decorrente do entendimento da questão.

A vigência de um sistema complexo e que exige conhecimentos especializados prejudica a tarefa de acompanhamento e fiscalização pelos atores sociais desprovidos desse tipo de conhecimento, o que engloba a esmagadora maioria da população.

O eleitor não tem como conferir sequer o próprio voto. Assim, o cidadão comum, por não possuir, de modo geral, o conhecimento técnico envolvido, não tem como exercer a sua cidadania na fiscalização do sistema eleitoral.

Resta, desse modo, violado um princípio basilar do Estado Democrático de Direito.

Aliás, essa foi a principal razão pela qual alguns países reputaram inconstitucional a sistemática hoje adotada no Brasil.

O Tribunal Constitucional Alemão foi um deles. A Corte decidiu que “um ‘evento público’ como uma eleição implica que qualquer cidadão possa dispor de meios para averiguar a contagem de votos, bem como a regularidade do decorrer do pleito, sem possuir, para isso, conhecimentos especiais.” Também na Índia, a Suprema Corte determinou à comissão eleitoral que se adéque e adote sistema com impressão do comprovante do voto.

3) Não se trata de nenhum retrocesso, mas de um avanço

Os detratores da proposta de adoção do comprovante impresso do voto passaram a utilizar o chavão “voto impresso” para lançar uma campanha de desinformação chamando a novidade de “retrocesso”. Com isso, eles tentam passar para a população a sensação de que estaríamos voltando ao sistema pré-96, quando o eleitor precisava passar alguns minutos preenchendo uma cédula de voto que após era depositada em uma urna. O ministro Luís Roberto Barroso chegou a comparar a adoção do comprovante impresso do voto à aquisição de um vídeo-cassete.

São alegações sem sentido.

Na verdade, as urnas propostas são de geração ulterior às usadas no Brasil. Enquanto as urnas hoje em uso no país são classificadas como de primeira geração; as que são capazes de gerar o comprovante impresso do voto são descritas como de segunda ou terceira geração, cujo sistema em inglês é chamado de paper trail ou verifiable paper record. Essa urnas mais modernas aliam os benefícios do voto eletrônico com a segurança e transparência do papel impresso.

Ou seja, trata-se de um modelo mais moderno, de uma tecnologia mais avançada, não o contrário. Na verdade, a meu ver, estamos propondo a adoção do streaming, enquanto Luís Roberto Barroso quer continuar com DVDs.

Tanto assim, que alguns países que chegaram a adotar o sistema de urnas eletrônicas, após o aparecimento da tecnologia que permite a impressão do comprovante do voto migraram para esse sistema.

64 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 64 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • V

    valcirio volpato

    ± 17 horas

    Se voce já foi convocado na marra para contar votos, sabe porque tanta gente é contra o voto impresso. Se retornar o voto impresso, que aos menos os convocados para contar ( as vezes leva dois dias de trabalho gratuito) sejam os que são favoraveis ao voto impresso. Quem é contra deve ter o direito de registrar esta opção e nao ser convocado para contar votos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fernanda longen zaleski uliano

      ± 6 minutos

      Creio que essa razão é insuficiente para deixar de ter o comprovante impresso do voto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aromero

    ± 18 horas

    Aqui em Brasília temos uma "lenda eleitoral". Donos de empresas prestadoras de serviços ao governo se lançam candidatos e pressionam seus milhares de empregados a votarem neles. Como sabem o número do título de eleitor de cada um deles, sabem onde eles votam e em qual sessão, portanto, podem conferir se foram votados ou não naquela urna. Zero voto naquela urna = olho da rua. Será que é somente lenda ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    ± 19 horas

    É impressionante a quantidade de esquerdopatas e "isentões" que andam aparecendo na gazeta ultimamente. Acho que a imprensa esquerdista deve tá tão xarope que nem eles tão suportando mais, aí ficam vindo aqui encher o **** . No mais, ótimo texto!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fernanda longen zaleski uliano

      ± 4 minutos

      Obrigado pelo elogio à matéria. Temos de dialogar com as pessoas das mais várias tendências políticas. É um prazer. Podemos aprender com todos. Ninguém sabe tudo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 20 horas

    É interessante notar a farsa que começa a ser ensaiada visando deslegitimar as eleições, patrocinada pelos bolsonaristas, os mesmos que desprezam a democracia e que queriam fechar o STF com um cabo e um soldado, lembram? Aliás, o insano do Bolsonaro disse que teria provas de fraude na última eleição. Onde estão? É só mais uma narrativa mentirosa, já preparando terreno para contestar uma derrota em 22 (igual ao Trump). Com certeza vão "divulgar" fraudes inexistentes, forçar a "recontagem" de votos impressos e tentar derramar uma enxurrada de votos falsos. Daí é um passo para anular a eleição e se manter no poder. E ainda tem quem apóie esse tiranete. Triste ler artigos como esse.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Fernanda longen zaleski uliano

      ± 3 minutos

      Dilbert, a intenção do texto é provocar uma melhora das instituições. Não é deslegitimar nada. De modo algum.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jucelino Luz

      ± 17 horas

      Se está com medo dessa "deslegitimação das eleições" por "bolsonaristas", apoie a impressão dos votos e acabe com o "pretexto".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 21 horas

    Ao contrário do que afirmam, a urna eletrônica brasileira é auditável. Ela possui diversos recursos para auditagem, como Registro Digital do Voto, log da urna eletrônica, auditorias pré e pós-eleição, auditoria dos códigos-fonte, lacração dos sistemas, tabela de correspondência, lacre físico das urnas, identificação biométrica do eleitor, auditoria da votação (votação paralela) e oficialização dos sistemas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Fernanda longen zaleski uliano

      ± 2 minutos

      Sugiro a leitura deste texto, do Amílcar Brunazo: http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/Lupa-FakeChecking-2020.pdf. Ele discorda da fonte que creio que você utilizou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luciano

      ± 17 horas

      Só o gado e o pastor JB não acreditam nas urnas eletrônicas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • U

    Urso

    ± 24 horas

    Voto impresso, ao contrário do que muitos aqui manifestaram, não significa voto identificado. É urgente que tenhamos urnas auditáveis, o voto impresso é uma maneira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fernanda longen zaleski uliano

      ± 1 minutos

      Sim, perfeito. É compatível o comprovante impresso e o sigilo do voto. Nenhum sistema tem sigilo perfeito. Mas o comprovante é compatível com níveis comparáveis aos atuais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael

    22/11/2020 16:56:42

    Só esse lesado e o Bolso retardado que querem voto impresso. Voto não devia nem ser obrigatório. Deveria ser pelo correio, pela internet, pelo celular. Deveria ser a cada cinco anos, sem reeleição. Com possibilidade de recall, de políticos. ministros do STF tem que ser eleitos pelo Povo. Emendas a Constituição tinham que ter voto do povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fernanda longen zaleski uliano

      ± 0 minutos

      Não entendi a conexão entre haver comprovante impresso e o voto ser obrigatório.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    22/11/2020 16:48:28

    Venezuela, Argentina e Bolívia também não viram necessidade de votação auditável...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    22/11/2020 16:17:58

    KKK Esses que declaram que é "fácil burlar o sistema", que provem. Simples. Não conseguem. É só blá blá bla´. Estão copiando o Trump que cada dia que passa está mais desesperado. Na Georgia recontagem de votos. Confirmado Biden vitorioso. Em Michigan o Trump abriu mão da recontagem. Escritórios de advocacia que defendiam o EX-presidente estão "pulando fora". O advogado do EX-presidente suou feio no último depoimento. Nem o Trump acredita mais. BIDEN PRESIDENTE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Renato Queiroz

    22/11/2020 16:07:58

    A segurança da urna eletrônica está sobejamente comprovada, e constantemente aprimorada. Esse artigo é infantil e mal fundamentado. Não confiar na tecnologia é clássico em sociedades atrasadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jucelino Luz

      ± 17 horas

      Tecnologia ultrapassada de 30 anos. Só leigos completos para confiar na sua infalibilidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Renato Queiroz

    22/11/2020 16:07:58

    A segurança da urna eletrônica está sobejamente comprovada, e constantemente aprimorada. Esse artigo é infantil e mal fundamentado. Não confiar na tecnologia é clássico em sociedades atrasadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos

    22/11/2020 15:51:51

    Não seria mais fácil aprimorar o sistema? O colunista poderia na próxima oportunidade disponibilizada pelo TRE participar e ajudar a, de forma barata, tornar as urnas, o envio de dados, a totalização mais segura, conforme seus dogmas. As possíveis fraudes não se encerram na impressão do voto, deve haver inúmeras outras formas de fraude que a impressão do voto não resolve.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    22/11/2020 15:19:44

    Quem tem que decidir a respeito é o povo, portanto, o congresso ... Barrento não tem nada a ver com isso, pare de dar palpite

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    22/11/2020 13:29:09

    Barroso é um militante esquerdista, como tonto socialista quer impor o que acha correto, quem não compactua com seu pensamento é fascista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano Borecki

    22/11/2020 11:37:32

    Imagine, imprimir o voto. Aí, como nosso país é seguro, milícias Bolsonaristas ou traficantes iriam querer verificar se fulano votou no candidato "por ele indicados." Vai vendo....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      22/11/2020 16:08:01

      PT NUNCA MAIS: não precisa o eleitor sair com o voto. A milícia, que aí incluo flávio bolsonaro, poderia impugnar urnas de uma seção eleitoral. Os votos seriam conferidos. Se não fossem na quantidade por eles esperado iriam cobrar dos que não votaram neles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PT NUNCA MAIS

      22/11/2020 13:32:12

      Esquerdistas querem que a votação não seja auditável para que possa ser fraudada. O eleitor não sairá com o comprovante, não sei se faz de besta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    exclui

    22/11/2020 11:24:23

    Uma única razão para não adotar esse tal comprovante que servirá de cabresto eleitoral, ainda mais com as milícias bolsonaristas crescendo no Brasil inteiro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    22/11/2020 10:58:18

    Quem tem contato com TI sabe que sistemas podem ser invadidos violados e alterados. Tenho um amigo, professor de informática, que não usa celular ou computador para fazer operações financeiras por falta de confiança na segurança do sistema. Como um Hacker consegue invadir um supercomputador do TSE?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      22/11/2020 16:09:26

      nm, porque esses que dizem que "é fácil violar" o sistema , não provam. Fácil. Demonstrem essa facilidade. Não conseguem. SIMPLES.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    22/11/2020 10:56:51

    Trump tupiniquim ja ta ensaiando pra 2022 ...copiando o chefe ...**** .. Sabe quanto custa trocar a urna eletronica por papel ??? 3 bilhoes de reais !!!! Alguma minima prova de que teve fraude ??? Acho que tem fraude sim..toda a familia Bolsonaro foi eleita ...kkkk O Brasil a beira da falencia ..uma crise energetica sem precedentes ...e toda semana Bozo discutindo tolices !!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    22/11/2020 10:50:32

    A quem interessa a manutenção do sistema atual, sem chance de ser auditado? Uma dica: sigam as ramificações da Open Society Foundation. Ou então é só ter um pouco de paciência e aguardar o resultado das investigações que estão sendo levadas a cabo nos EUA. O primeiro dominó vai cair lá. Haja pipoca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos Neris

      ± 19 horas

      Investigações de fraude é um assunto completamente diferente de recontagem de votos, A recontagem não garante que não houve fraude. Só na Georgia encontraram mais de 5000 votos que não tinham sido computados e, por mero acaso, nestes votos Trumpp levou vantagem. Disseram que foi esquecimento, simples assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      22/11/2020 16:10:57

      Biden eleito. Já houve recontagem de votos na Georgia. Biden venceu. Trump abriu mão de reclamar em Michigan. O choro é livre. Continue tendo paciência. BIDEN PRESIDENTE.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Breno

    22/11/2020 5:27:13

    Já repararam que toda vez que se toca no assunto, aparecem contas com "nicknames" bizarros soltando tiros para todos os lados sem nem ao menos mostrar o motivo desse "atraso" que seria o voto impresso ? Fico com pena até do excelente escritor André Uliano por gastar seu tempo elaborando um texto que fundamenta ideias sobre a necessidade de se ter uma maior segurança para a democracia, que caminha em gelo fino desde as instaurações das Repúblicas pelo mundo afora, as quais são demonstradas que a importância do voto é tão xucra se comparador como a maneira que eles são contabilizados. Eu sinto que sempre que um autor toca nesse assunto, ele mexe em uma ferida que está ali escondida aos olhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    22/11/2020 4:36:40

    E junto ao revolucionário comprovante do voto teremos também o relançamento do automóvel Maverick, do Opala, do Corcel II, do celular startac, do canudinho de maionese de batata nas festas de crianças. Em tempos de 4a revolução industrial, internet das coisas, voto pelo celular já em planejamento, pessoas com cabeças do sec XVI pensam no papel impresso. Gente!! Acorda!! Sai do Coma induzido pelo Jair.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      HGO

      22/11/2020 5:19:08

      Assim a esquerda e o globalismo podem dominar você! Vai chorar no chuveiro pra se tratar ! Ótima terapia para losers!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    22/11/2020 1:38:15

    Eu confio na urna eletrônica, mas, para 2022 é imprecindivel que se instale o voto impresso para não haver nenhuma dúvida que o Jair perdeu, não suportaria o gado berrando que houve fraude.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • W

      WILSON ZETI

      ± 19 horas

      PT NUNCA MAIS: PT? Tá maluco, vamos com outra direita, está não prestou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WILSON ZETI

      ± 20 horas

      HGO: Não tenho motivos para chorar, a não ser pelo povo que acreditou neste sujeito, eu sou bem de vida e não me importa se o governo é de esquerda ou de direita, tenho minha renda garantida e moro em imóvel seguro, mas sinto pelos desempregos que a Dilma causou o teu incapaz não consegue reverter..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PT NUNCA MAIS

      22/11/2020 13:35:05

      Passeei na venezuela bezerrão do capitalismo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HGO

      22/11/2020 5:20:28

      Vocês vão chorar até 2026 no travesseiro! Ou tomem Rivotril até lá! Kkkkkk quanta ilusão

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marçal

      22/11/2020 4:29:16

      Excelente, Wilson!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    22/11/2020 1:21:26

    E uma forma sensata que permite a confirmação. Não sei porque o STF não adota ou apresenta outra forma ??????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • B

      Breno

      22/11/2020 5:29:02

      Exatamente, não há nenhuma opção razoável para se negar tal adendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Borges Uliano

      22/11/2020 2:08:39

      Pensamos do mesmo modo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    22/11/2020 1:15:03

    3 razões para este repórter calar q boca: te manca homem. Já encheu a paciência o retorno para a idade das trevas. O povo e **** por natureza e com a internet faz coro com outros idiotas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      22/11/2020 10:44:31

      Bingolim 2 cm (Mixaria!): 3 razões para este desinformante calar a boca: é pandemínion e tem sua responsabilidade na morte de pelos menos 50 mil brasileiros ao repercutir a mentira do fique em casa; é cabrita e morre de saudades do seu bode velho; e, por isto mesmo, é conivente com o atual sistema eleitoral, que só foi furado devido à colossal votação (acredita-se em 70% no primeiro turno) recebida em 2018 pelo Presidente Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sandra regina

    22/11/2020 0:00:00

    Uma razão: Voto impresso é direito do cidadão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      22/11/2020 16:13:24

      ivohm : kkkk especialista em medir bingolim. kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      22/11/2020 10:37:55

      Bingolim 2 cm (Mixaria!): Sempre desinformando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Breno

      22/11/2020 5:30:40

      Exatamente Sandra, e sem a garantia que você elegeu, ou não seu candidato, infelizmente não teremos dinheiro no bolso, saúde e muito menos paz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Borges Uliano

      22/11/2020 2:09:31

      Sim, Sandra. Pensamos do mesmo modo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bingo Two

      22/11/2020 1:15:58

      Direito do cidadão e ter dinheiro no bolso, saúde, paz. Não temos nada disso. Te manca mulher.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    KIDELMIR

    21/11/2020 23:49:22

    Lero-lero, mi-mi-mi, ..., porquê a impressão de um papel pela mesma urna "suspeita" traria maior confiabilidade ou possibilidade de verificação??? Por acaso, se houvesse fraude nos votos armazenados eletrônicos, não poderia também os votos impressos serem substituídos por outros previamente impressos de acordo com a fraude desejada????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • B

      Breno

      22/11/2020 5:32:46

      André Borges Uliano: Palmas são pouco, toma logo Tocantins e parabéns pela lucidez.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Borges Uliano

      22/11/2020 2:15:59

      Dispositivos de segurança podem tornar extremamente difícil fraudar um número considerável de urnas físicas sem deixar provas claras. Nenhum sistema é perfeito. Mas somar as barreiras do mecanismo físico ao digital incrementa a segurança. Além disso, torna o sistema claro para o cidadão comum.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    21/11/2020 22:57:30

    Não obstante o já descrito no artigo o "iluminado" Barroso disse que não pode haver fraude ao mecatrefe argumento que a urna é desconectada da internet. E quase no mesmo momento disse estar estudando a próxima votação poder ser via celular. Ora, aí é brincadeira visto a contradição dele, já que por celular inexoravelmente só poderá ser via conexão internet. Esse realmente lhe cabe o apelido de "iluminado".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Breno

      22/11/2020 5:35:23

      Borroso está fora de questão, iluminado cai melhor como adjetivo de depreciação irônica, achei genial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    21/11/2020 22:47:34

    Excelente o voto impresso. Traficantes, milicianos e coronéis vão ter como saber se os eleitores coagidos votaram nos candidatos indicados por eles. Parabéns pelo "avanço".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • H

      HGO

      22/11/2020 5:22:23

      Luciano é outro papagaio de pirsta que ainda acredita em bicho papão! Já sabem em quem você votou mané e até mudam o seu voto! Kkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Borges Uliano

      22/11/2020 2:17:21

      No seu comentário você demonstra desconhecer o mecanismo proposto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    21/11/2020 22:43:53

    Depois dos episodios dos Estados Unidos não acredito em mais nenhuma eleição, seja eletronica ou impressa. Só fraude...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      André Borges Uliano

      22/11/2020 2:19:15

      Nenhuma eleição é perfeita. Democracia não depende de eleições perfeitas. As eleições têm de ser razoavelmente justas. Creio que temos de reformar e corrigir as falhas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clóvis José Lucena de Medeiros

    21/11/2020 14:32:31

    Parabéns!!! Excelente explanação sobre a veracidade dos fatos e a explicitação dos reais interesses dos bastidores...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.