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Projeção virtual do Boeing 737 MAX 8 com as cores da Gol (Foto: Divulgação / Boeing)
Projeção virtual do Boeing 737 MAX 8 com as cores da Gol (Foto: Divulgação / Boeing)| Foto:

São necessários vários anos entre a idealização de um avião até o seu primeiro voo. Muitas etapas precisam ser vencidas: o projeto em si, os testes de estrutura, a produção das peças, a montagem, os voos de testes, os ajustes, as certificações… É um longo caminho. No meio dessa caminhada está o Boeing 737 MAX, versão baseada na família Boeing 737, o maior sucesso de vendas da aviação comercial mundial.

Stringers da fuselagem do Boeing 737 MAX estão em fase de produção

Stringers da fuselagem do Boeing 737 MAX estão em fase de produção (Foto: Divulgação / Boeing)

Nesta semana, a empresa norte-americana iniciou a fabricação de uma parte importantíssima do avião. Os stringers, ou longerons, são estruturas que percorrem o comprimento da fuselagem para dar estabilidade e força ao corpo da aeronave. Na imagem ao lado, até dá a impressão de parecer algo irrelevante perto da dimensão total. Mas não é.

Após essa etapa concluída, os stringers serão levados para outra instalação da Boeing para serem incorporados à fuselagem do avião. De lá, já em peças maiores, partem para Renton, onde está a linha de montagem do Boeing 737 MAX.

A previsão é de que a primeira aeronave esteja totalmente montada em 2015 e que o primeiro voo seja realizado em 2016. Com base nesse calendário, o primeiro avião seria entregue em 2017.

O Boeing 737 MAX foi lançado oficialmente em 2011 e concorre diretamente com o A320neo. Tem três variantes: MAX 7, MAX 8 e MAX 9, que substituirão 737-700, 737-800 e 737-900, respectivamente. Como a fabricante norte-americana demorou para lançar o projeto, acabou vendo a concorrente sair na frente. Tanto que o A320neo já está voando e será entregue para as companhias aéreas a partir de 2015.

Até agora, foram feitos 2.219 pedidos firmes pelos Boeing 737 MAX. Entre as empresas brasileiras, a Gol anunciou a encomenda de 60 unidades do modelo MAX 8. A TAM e a Avianca usam modelos da Airbus, assim como a Azul deve fazer no futuro breve.

Projeção virtual do Boeing 737 MAX 8 com as cores da Gol

Projeção virtual do Boeing 737 MAX 8 com as cores da Gol (Foto: Divulgação / Boeing)

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