• Carregando...
Amanhã é dia do cão-guia
| Foto:
Aniele Nascimento
O deficiente visual Luciano Sentoni anda com seu cão-guia, a labradora Palu.

Dia 25 de abril é o dia internacional do cão-guia, que é um animal adestrado para guiar pessoas com deficiência visual. Geralmente é da raça labrador, por ter tamanho, força e outras características que o qualificam para a tarefa.

Infelizmente por aqui faltam animais treinados. Segundo o Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (Iris), de São Paulo, o Brasil tem cerca de 70 cães-guia para 1,2 milhão de pessoas com deficiência visual. Só no instituto a fila de espera é de 3 mil.

Aqui em Curitiba eu nunca cruzei com um. Os que eu vi até hoje foram apenas em filmes e novelas. Mas imagino como é fundamental para um deficiente visual a presença de um. Além de todo carinho que um pet pode dar, ele ainda auxilia nas tarefas mais básicas que muitas vezes a falta de visão incapacita a pessoa de fazer.

O mais próximo que vi até hoje foi no Parcão, que fica atrás do Museu Oscar Niemeyer . Uma senhora estava com três cães sem raça definida e me contou que eles “trabalhavam” em uma associação que cuidava de crianças com todo tipo de deficiência. Todos eram bem dóceis, alegres e brincalhões. É uma pena que ainda poucos brasileiros tenham acesso a animais como esses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]