• Carregando...
Comedores de cocô
| Foto:
Marcela Campos/ arquivo pessoal
A pequena Chica,dois meses, encolhidinha no canto da casa.

O título do post pode soar estranho, mas é o que acontece com filhotes de algumas raças : eles comem o próprio cocô. Uma colega aqui da redação, a Marcela Campos, está enfrentando esse problema com a sua shi-tzu Chica, de dois meses. Primeiro Chica começou brincando com o cocô. Depois a dona passou a perceber que ele sumia, que só havia xixi pela casa. Até que chegou o momento em que pegou a cachorrinha no flagra.

Mas se você imagina que isso é incomum e que o caso de Chica é isolado, está enganado. O zootecnista, especialista em comportamento animal e professor de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paulo Parreira, explica que em algumas raças como lhasa apso, shi-tzu, labrador e golden retriever, ingerir as fezes quando filhote é um comportamento comum, embora não se saiba exatamente o motivo e nem se vai ser para sempre ou acaba na vida adulta.

Uma hipótese seria nos casos em que o animal passa muito tempo sozinho e aí por curiosidade acaba tendo esse comportamento desagradável. Mas um alerta: não adianta brigar, pois ele vai entender que está recebendo atenção por isso e tende a continuar. Segundo Parreira o ideal é tirar as fezes de perto como se nada tivesse acontecido, até que ele não tenha mais a a chance de ingeri-la.

Existe também a chance, embora rara, de o cachorro ter alguma doença, como problema no pâncreas ou má absorção intestinal. Além disso, se o animal costuma comer ração super premium – que tem uma quantidade maior de proteínas – ele pode ter vontade de comer as fezes porque o cheiro é muito parecido com o da ração.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]