Mil dias pelas Américas: de Pernambuco a Sergipe
Fotos: arquivo pessoal
Praia de Calhetas, Pernambuco

Nesta semana, invertemos o rumo da nossa jornada, indo em direção ao sul para conhecer os estados de Alagoas e Sergipe, além das belas praias do litoral sul pernambucano, região que não havíamos passado na nossa subida pela região nordeste. O ponto alto da semana foi, sem dúvida, conhecer a foz do São Francisco, bem na fronteira de Sergipe e Alagoas.

Em Pernambuco, passamos pela charmosa praia de Calhetas, uma pequena baía com bons restaurantes de comida típica e mar ideal para a prática de snorkel. Em seguida, rumamos para Porto de Galinhas, uma praia superurbanizada famosa pelas suas piscinas naturais, bem próximas da praia. Mas as piscinas só aparecem durante a maré baixa e nós estivemos lá no horário “errado”. Mas tudo bem, pois o nosso objetivo era chegar na praia de Carneiros, já quase na fronteira com Alagoas e considerada por muitos como a mais bonita do estado(Leia mais sobre essa praia na matéria do Caderno de Turismo sobre o Litoral sul pernambucano).
Ela realmente é linda, bem mais tranquila que Porto de Galinhas, com o mar esverdeado, uma pequena piscina natural e uma barra de rio onde as águas doce e salgada se misturam formando uma área ideal para o banho.

Rodrigo pedalando na orla de Maceió, Alagoas.

Entramos no estado de Alagoas e fomos direto para Maragogi, o principal point do litoral norte alagoano. Maragogi é famosa pelas Galés, um enorme banco de corais a 7 km da costa que forma lindas piscinas naturais na maré baixa. O acesso é por catamarã ou de lancha. A segunda opção é ainda melhor, pois podemos chegar nas piscinas mais cedo, antes da enorme multidão que vem com os grandes catamarãs. Ficamos por lá explorando os corais por quase uma hora.

De lá, seguimos para Maceió. Conhecemos a capital alagoana da maneira mais saudável possível: pedalando! Uma ciclovia liga as principais praias da cidade. A cor do mar impressiona, um verde esmeralda que os olhos custam a acreditar. O mesmo pode-se dizer da visão que temos do mirante da praia do Gunga, uma magnífica praia no sul do estado. Um mirante ao lado da estrada, no alto de uma colina, foi especialmente construído para que se possa admirar essa praia que fica dentro de uma fazenda. Um verdadeiro mar de coqueiros cerca esta praia de areias brancas e mar esmeralda, bem ao lado de uma barra de rio, o São Miguel. Uma visão que emociona todos os que param ali para admirar a paisagem.

Produtos do Mercado Municipal de Aracaju, Sergipe.

Seguimos então para a cidade histórica de Penedo, onde passamos a véspera de natal. Apesar de estarmos longe da família, o celular e a internet ajudaram bastante. No dia seguinte, nos demos de presente de Natal um passeio até a foz do rio, que temos acompanhado desde a sua nascente, o São Francisco. Foi incrível ir até lá, um lugar mágico que tão poucos brasileiros conhecem, um verdadeiro patrimônio natural do país. É uma região de dunas de areias brancas, lagoas esverdeadas e o rio entregando ao mar toda a água recolhida ao longo de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O passeio deve ser feito de barco e estes partem da pequena cidade de Piaçabuçu, distante cerca de 25 km de Penedo.

Ainda extasiados pela visão deste encontro, seguimos para Aracaju, capital de Sergipe. As praias deste estado não são belas como as de seus vizinhos, Alagoas e Bahia. Mas a cidade tem um clima bem relaxado, uma orla super organizada e distinta e um mercado municipal bastante interessante de se visitar. Além disso, serve de base para se conhecer duas cidades históricas, com quase 400 anos de história. São a ex-capital estadual de São Cristóvão e a pequena Laranjeiras. Ambas com muitas igrejas e prédios públicos centenários, duas das mais interessantes cidades coloniais de todo o nordeste.

Casal visitando as Galés em Maragogi, Alagoas.

Na próxima semana, voltamos ao sertão. Vamos conhecer os canyons do São Francisco, o Raso da Catarina, no interior baiano, o PN do Catimbau em Pernambuco e a região do Pai Mateus, na Paraíba, preferida dos cineastas brasileiros por sua beleza cênica.