• Carregando...
O primeiro dos 1000 dias
| Foto:
Arquivo pessoal
Rodrigo observa os papagaios na Ilha da Pinheira, no litoral do estado.

Por: Ana Biselli e Rodrigo Junqueira

Começou a viagem! É uma data histórica, pelo menos para nós…
A partida foi mais complicada do que imaginávamos. Fazer mudança de apartamento já é complicado. Mais ainda quando precisamos dividir nossas coisas entre vários parentes e também para um depósito, que vai guardar o nosso “valioso” patrimônio até voltarmos.
Mil dias! Ainda é difícil acreditar que realmente começamos…
Aos poucos vai cair a ficha. As pessoas que vamos conhecendo no caminho ficam sempre admiradas. Depois do susto inicial, sempre dão a maior força e perguntam, perguntam, perguntam. Para algumas indagações, temos respostas na ponta da língua. Para outras, nem tanto. Para onde vão? Como vão? Não tem medo? E a família? Será que não vão enjoar de viajar? Será que não vão enjoar um do outro? Não, não vamos! Adoramos viajar.
O lugar que escolhemos para começar a viagem não poderia ter sido outro. O mesmo lugar que começamos a namorar. O mesmo lugar que escolhemos nos casar (www.icasei.com.br/roana). A belíssima Ilha do Mel faz parte da nossa história, portanto é um lugar muito especial para nós. Dessa vez foi uma passagem rápida, mas com tempo bastante para nos recarregarmos de energia depois da difícil e corridíssima semana em Curitiba.
Saímos de Curitiba às 8h30 com o intuito de atravessar para a ilha na barca das 10 horas. A Fiona, nosso carro e agora também nossa casa, deu conta do recado. Chegamos a tempo, embarcamos e 40 minutos mais tarde já estávamos na praia em frente à Toca do Abutre, esperando o nosso “táxi” para Superagui, nosso destino final no primeiro dos mil dias. Foram mais 20 minutos de voadeira, singrando um mar calmo até este Parque Nacional, lugar ímpar do litoral brasileiro. Tão próximo de Curitiba e ao mesmo tempo tão distante daquilo que conhecemos como civilização. É incrível como apenas 2 horas e meia de carro e barco nos levam para um mundo completamente diferente. Em vez de asfalto, água. Em vez de prédios, árvores. Em vez de pessoas, papagaios.
Papagaios? Isso mesmo! No final da tarde desse mesmo dia, fomos de voadeira para a Ilha da Pinheira, santuário de milhares de pássaros e ilha dormitório dos Papagaios Chauá, ou Papagaios da cara roxa.De todos os lados, eles chegam para passar a noite na ilha. Chegam aos pares, casais para toda a vida, cantando a alegria de mais um dia vivido nessa beleza de lugar. A soma de todos os cantos se transforma numa ensurdecedora cantoria, capaz de emocionar a todos. Todos, no caso, eram somente três. Nós e nosso guia. Toda aquela natureza exuberante e apenas três espectadores. Não faz mal. O espetáculo se repete todos os dias!
E assim foi nosso primeiro dia de viagem… E olha que de noite ainda tem uma sessão de fandango. Energia não falta! Não nesse primeiro de mil dias de viagem!

Na próxima semana
Começa com uma pedalada de 30 km até a Barra do Ararapira, já na fronteira com a Ilha do Cardoso, no estado de São Paulo. Depois, dois dias na Ilha do Mel, com uma travessia a nado de Brasília até Encantadas. E aí, voltamos para Curitiba e embarcamos para Miami e da lá para as ilhas ao sul, na nossa primeira investida caribenha. Para saber mais sobre nosso roteiro e o dia a dia da viagem, acompanhe nosso site www.1000dias.com. O site, com seus blogs, páginas de conteúdo, fotos e vídeos, estará entrando aos poucos no ar, durante os próximos dias. Boa viagem para todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]