• Carregando...
Cacá sob a luz de Pirandello
| Foto:
Divulgação

Compartilho aqui a crítica de Nanda Rovere da estreia do paranaense Cacá Carvalho, Umnenhumcemmil. O texto foi publicado pelo site Mondo BHZ.

Umnenhumcemmil é o último romance do autor Luigi Pirandello. O espetáculo, que tem direção do italiano Roberto Bacci e atuação do ator brasileiro Cacá Carvalho, já foi apresentado para amigos na Itália e fez a estreia nacional no Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, no último fim de semana. O trabalho foi realizado com o apoio do Ministério da Cultura italiano e da produtora paulista Corpo Rastreado.

Vintangelo Moscardo, filho de um banqueiro, questiona a sua vida a partir de uma situação bizarra. Abandona tudo e funda um asilo, no qual trabalha cuidando das pessoas. Deixa de lado a sua identidade pública e vive no anonimato. A sua imagem social se modifica e as máscaras são deixadas de lado.

No asilo, o protagonista relata os momentos de sua trajetória, as suas lembranças e frustrações. Fala sobre o seu passado e recupera a memória perdida.

A peça trata da preservação da identidade humana. A metáfora é a chave-mestra da montagem, que mostra a trajetória de um homem que transforma a sua vida para tentar descobrir quem realmente é.

Segundo Cacá Carvalho, a questão principal que o personagem suscita é como desconstruir uma personalidade herdada. O diretor italiano Roberto Bacci acredita que “o interessante na peça é que esta herança é, ao mesmo tempo, biológica e social”. A peça deixa uma questão principal para refletirmos: Como modificar a nossa vida de modo que possamos evoluir enquanto seres humanos?

Carvalho e Bacci têm uma longa parceria: já trabalharam juntos nos espetáculos O Homem com a Flor na Boca e A Poltrona Escura (ambos baseados no universo de Pirandello).

Depois de BH, a peça vai para Fortaleza e São Paulo, onde estará no SESC Bom Retiro a partir de 3 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]