• Carregando...

A Campus Party é uma feira em que não se vende produto algum. Mesmo com um público fixo de 6 mil pessoas (algumas enfiadas aqui 24 horas por dia), basicamente usuário de tecnologia, nenhum dos inúmeros estandes montados por aqui comercializa serviços ou produtos. O que se vende é conceito. E para um público em diferente do pai de família tradicional.

Assim, não é difícil encontrar iniciativas inusitadas para divulgar serviços. Agora há pouco, uma ação dessas parou o galpão principal do Centro Exposições Imigrantes.

Três garotas com jeito de líder de fã-clube passavam de mesa em mesa perguntando se alguém tinha visto o Lucas. Alguns não entendiam a pergunta. Outros devolviam: “Quem?”. “O Lucas, desenvolvedor do site lomadee”, retrucavam.

Até que as meninas encontraram o Lucas. E saíram correndo atrás dele, gritando. Logo dois fotógrafos se posicionaram em volta do tumulto e começaram a registrar imagens. Campuseiros atônitos se perguntavam: “Quem é o Lucas?”

Lucas é um campuseiro comum. Foi recrutado no estande do Lomadee. As garotas são contratadas do mesmo site, para uma ação de marketing. Conseguiram seu objetivo. Chamaram a atenção de todos para o site, partindo de um princípio que cabe para as centenas de campuseiros que fazem a CP2010. “Todas as celebridades aqui são anônimas”, resumiu Cláudia Urbaniski, uma das integrantes da ação.

*****

Outro candidato a celebridade instantânea é Fernando Arias, 26 anos. Compositor, empresário e blogueiro, ele instalou no meio do centro de exposições um orelhão que faz ligações Voip de graça. O intuito é mostrar a viabilidade das ligações via internet, segundo ele queimadas após o boom de 2007, em um momento em que a rede não tinha condições técnicas de sustentar um grande número de acessos.

A ideia já está conquistando algumas operadoras. Enquanto conversava comigo, Fernando recebeu o telefonema de uma grande operadora de telefonia interessada em patrocinar a iniciativa na Cparty.

Para depois da feira, a meta é mais ambiciosa. Captar, via lei de incentivo à cultura, recursos para levar as ligações de Voip para tribos indígenas e comunidades carentes de São Paulo.

*****

A grande atração do dia foi Scott Goodstein, estrategista da campanha de Barack Obama na internet. Goodstein falou bastante do Mybo, site que concentrou todas as ações em internet do democrata durante a campanha. Mesmo com as devidas proporções de acesso à internet no Brasil, Goodstein mostrou ótimos caminhos a serem seguidos pelos políticos brasileiros na eleição de outubro.

*****

Fico devendo mais detalhes da palestra de Goodstein pois ela coincidiu com o painel de jornalismo esportivo para o qual fui convidado aqui na Campus Party. Papo bacana, com Tiago Leifert, Marília Ruiz, Daniel Perrone e Jones Rossi. Ficou claro que as dificuldades, soluções e desafios para o esporte na net são comuns a todos os veículos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]