• Carregando...

Olá amigos,

Reproduzo aqui material do pessoal da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Minha mãe morreu vítima de leucemia e sem dúvidas eu sei o quanto qualquer ação no sentido de melhorar tratamento ou mesmo a conscientização sobre a doença é importante.

Abaixo a íntegra do material da Abrale:

“Tendo como missão oferecer suporte e mobilizar parceiros para que o melhor tratamento de linfoma e leucemia esteja disponível a todos os pacientes do país, a ABRALE pretende com esse selo estimular a responsabilidade social inicialmente entre as empresas paulistas, incentivando-as a aderir à causa. Num segundo momento, a campanha será estendida para todo o Brasil.

Para utilizar o selo, a empresa tem de se comprometer a orientar seus funcionários e a comunidade onde está inserida sobre a importância do diagnóstico precoce, disponibilizando material informativo, além de encaminhar para a ABRALE as pessoas sem condições financeiras de manter um tratamento.

A empresa deve ainda conscientizar seus funcionários da importância da doação periódica de sangue – mulher a cada seis meses e homem a cada três – e da doação voluntária de medula óssea. Por fim, deve investir na manutenção das atividades e projetos desenvolvidos pela ABRALE em prol do tratamento dos pacientes onco-hematológicos no Brasil, por meio de contribuições mensais.

O uso do selo será permitido nos materiais institucionais das empresas (papelaria, site e intranet), estampado em embalagens de produtos ou nas campanhas publicitárias.

HISTÓRICO

No Brasil, é freqüente o diagnóstico tardio de leucemia e linfoma. Por isso, muitos pacientes ainda são encaminhados para o tratamento dessas doenças em estágios avançados. Como 85% a 90% desses pacientes pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS), a garantia de um suporte hospitalar adequado é um tema que gera muitas discussões. Nesse contexto, não é difícil entender a importância das ações do Terceiro Setor na área de saúde e o significado da participação da iniciativa privada para mitigar os problemas sociais advindos do diagnóstico tardio e da falta de tratamento adequado.

Segundo as estimativas de incidência de câncer no Brasil, publicadas pelo INCA, foram diagnosticados 9.550 novos casos de leucemia em 2006. A leucemia, que é o câncer infantil mais comum, tem 80% de chances de cura se diagnosticada precocemente. Todavia, grande parte desses pacientes iniciaram seus tratamentos com suas chances reduzidas a 30%.

O mesmo acontece com os linfomas, tipo de câncer do sistema linfático ainda pouco conhecido, apesar de ser a quinta neoplasia (câncer) em incidência no mundo.

Diante disso, os desafios são muitos, como reduzir a taxa de mortalidade na fase inicial dos tratamentos, quase sempre por infecção ou complicações hemorrágicas; garantir suporte hospitalar adequado; equiparar os resultados brasileiros aos da literatura mundial; minimizar a toxidade das drogas a curto ou longo prazo; conhecer melhor a leucemia e o linfoma do lactante e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea para aumentar as chances de cura desses pacientes.

Com o lançamento do selo, a ABRALE dá mais um passo para conscientizar as empresas sobre a importância de sua causa. (Mais informações www.abrale.org.br)”

Uma causa que vale muito pensar!!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]