• Carregando...
O troféu da Sul-Americana, que o Coritiba disputará neste segundo semestre.
O troféu da Sul-Americana, que o Coritiba disputará neste segundo semestre.| Foto:
Troféu da Copa Sul-Americana exposto

O troféu da Sul-Americana, que o Coritiba disputará neste segundo semestre. (FOTO: Wikimedia Commons)

A rodada de meio de semana ajudou a dar um pouco mais de cara à participação brasileira na Copa Sul-Americana. Já são cinco clubes garantidos na fase nacional do torneio, fora o campeão São Paulo, que entra direto nas oitavas de final.

 

Só para lembrar, a definição dos oito representantes do país mescla a classificação do Brasileiro de 2012 com a chave das oitavas de final da Copa do Brasil deste ano. Têm direito a vaga os oito melhores do Nacional do ano passado que não estejam entre os 16 melhores da Copa do Brasil de 2013. Uma fila que acaba no 16º do BR-12, passa para os quatro melhores da B-12 e depois para os quatro rebaixados do BR-12. Os brasileiros que jogaram a Libertadores deste ano e o Vasco, que herdou a vaga do São Paulo na Copa do Brasil, não entram na conta.

 

Diante dessa “simples” fórmula, temos garantidos na Sul-Americana Náutico, Coritiba, Bahia, Portuguesa e Criciúma. Pela classificação do Brasileiro passado, a ordem de preferência para as três vagas restantes é Botafogo, Santos e Ponte Preta.

 

Todos correm risco de eliminação na Copa do Brasil. O Fogão fez 1 a 0 no Figueirense e joga pelo empate no Orlando Scarpelli. O Peixe empatou com o Crac na Vila Belmiro e precisa vencer fora de casa. A Macaca perdeu no seu estádio para o Nacional e terá de reverter o 1 a 0 em Manaus.

 

Caso esses clubes caiam, estão na fila Atlético (que sai da disputa automaticamente caso elimine o Paysandu e vá às oitavas da Copa do Brasil), Vitória, Sport e Atlético-GO (estes, já eliminados do torneio nacional). O Figueirense, que ainda pode ir às oitavas da Copa do Brasil, não tem mais chance de Sul-Americana. Também estão fora da disputa continental Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Goiás, todos nas oitavas da Copa do Brasil com a turma da Libertadores (menos o São Paulo, mais o bicão Vasco).

 

Com apenas três vagas em aberto, já é possível restringir o número de caminhos do Coritiba na Sul-Americana. O Coxa entrará na chave como Brasil 2 (se Botafogo e Santos avançarem na Copa do Brasil), Brasil 3 (se Botafogo ou Santos entrar na Sul-Americana) ou Brasil 4 (se Botafogo e Santos entrarem na Sul-Americana). Vamos aos caminhos.

 

Brasil 2

Nessa posição, o Coritiba enfrenta o Brasil 7 na fase nacional. São três possibilidades de confronto, contra Atlético, Vitória ou Sport. Sim, senhores. Podemos ter um Atletiba na Sul-Americana, embora a combinação que leve a isso seja extensa. Para que saia este confronto, precisa acontecer o seguinte: 1) Botafogo avançar às oitavas da Copa do Brasil; 2) Santos avançar às oitavas da Copa do Brasil; 3) Ponte Preta ser eliminada pelo Nacional na Copa do Brasil; 4) Atlético ser eliminado pelo Paysandu da Copa do Brasil.

 

Nas oitavas de final, o vencedor de Brasil 2 x Brasil 7 tem quatro possíveis adversários: Blooming-BOL, River Plate-URU, Itagüi-COL ou Juan Aurich-PER.

Nas quartas de final, os possíveis oponentes são Brasil 1, Brasil 8, Wanderers-CHI, Libertad, Mineros-VEN e Barcelona-EQU (este, por sinal, adversário coxa-branca na Libertadores de 1986).

 

 

Brasil 3

A fase nacional é contra o Brasil 6. Aqui, o duelo é contra Portuguesa (se a Ponte for para a Sul-Americana) ou Criciúma (se a Ponte Preta seguir na Copa do Brasil).

 

Possibilidades para as oitavas de final: El Tanque Sisley-URU, Colo-Colo, Pasto-COL e Melgar-PER.

 

Nas quartas de final, o radar abrange as seguintes equipes: os argentinos Belgrano e Vélez Sarsfield, mais Cobreloa, Peñarol, Trujilanos-VEN e la Equidad.

 

Brasil 4

Nessa posição, o Coritiba encara na fase nacional o Brasil 5, que será Ponte Preta (caso a Macaca seja eliminada pelo Nacional-AM) ou Bahia (se a Ponte seguir na Copa do Brasil).

 

O vencedor deste duelo tem como oponentes possíveis das oitavas de final Guaraní-PAR, Oriente Petrolero-BOL, Inti Gás-PER e Nacional de Medellín.

 

Para as quartas de final, a chave reserva uma dessas cinco equipes: São Paulo, Universidad Católica, Cerro Porteño, Sport Huancayo-PER e Emelec.


Dentro de uma semana, com o fechamento da terceira fase da Copa do Brasil, será possível saber com exatidão o caminho do Coritiba. Meu palpite? Coxa como Brasil 2 ou Brasil 3 e sem Atletiba na Sul-Americana. E o seu?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]