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Há muito tempo o Paraná não vivia um mês tão especial e positivo como este junho de 2011, encerrado ontem. Mesmo entre 2006 e 2007, com título estadual, ótimo Brasileiro e Libertadores digna, as coisas andavam bem dentro de campo, mas fora tudo parecia meio fora de controle, a ponto de dar errado – como deu.

Agora é diferente. O time está bem, a torcida resgatou o orgulho ferido por tantas derrotas e o clube tem se organizado para ganhar dinheiro. Uma boa parte dessa reação passa pelo departamento de marketing, que lançou a bacanuda (como diriam os meus amigos da área cultural) campanha “O Paraná somos nós”. Falei hoje pela manhã com o Vladimir Carvalho, vice de marketing do Tricolor, que fez um balanço do trabalho até aqui e passou alguns dados que refletem essa empolgação paranista. Abaixo…

Sócio-torcedor
“Há uma semana estávamos com 4,5 mil, começamos esta com 5 mil e fechamos junho com 6,4 mil. É acima daquilo que havíamos projetado. Esperávamos fechar junho com de 5,5 mil a 6 mil associados”

Venda de produtos
“O Christopher Bepler, que é o responsável pelo contato com os nossos fornecedores e é quem desenhou as novas camisas, está em São Paulo falando com a fabricante para aumentar a remessa de camisas. Vínhamos com uma venda estável, mas a partir do lançamento dos novos uniformes esgotou o estoque que nós tínhamos e abrimos uma lista de espera. Tem mais um lote grande chegando nos próximos dias. Por questões estratégicas, não posso falar em números, mas te seguro que em junho registramos um recorde de venda de produtos do Paraná”

Trabalho em equipe
“Temos um grupo que começou há quatro anos, com 22 pessoas, para fazer algumas coisas relacionadas ao marketing no Paraná. Há três anos, por exemplo, criamos uma camisa retrô, com divulgação e venda somente na web, que vendeu 3 mil unidades. Também criamos várias versões do hino do Paraná que em breve serão lançadas. No fim do ano tivemos uma abertura com o presidente Aquilino Romani e o grupo aumentou, passou a atuar em várias áreas. São profissionais na área financeira, jurídica, de comunicação, da Paranautas que assumiram algumas vice-presidências e passaram a trabalhar mais diretamente na recuperação do Paraná”

Rebaixamento
“Claro que a pressão causada pelo rebaixamento acabou abrindo espaço para fazermos algumas coisas, mas as ações já vinham sendo planejadas há algum tempo. Não começamos o trabalho somente a partir do rebaixamento. Quanto ao torcedor, no lançamento da campanha procuramos relembrar os grandes momentos do Paraná, mostrar que o verdadeiro Paraná não é esse que foi rebaixado. Procuramos melhorar a autoestima do torcedor”

Time puxa a torcida
“Além da campanha de marketing, tivemos a felicidade de ter um time bem montado e que está tendo resultados satisfatórios. Fizemos cinco jogos fora e ainda assim estamos no G4. Quando o resultado em campo é bom, tudo melhora”

Capacidade da Vila
“Estamos trabalhando em duas frentes para liberar a capacidade da Vila. Semana passada pusemos 9 mil no estádio, em um jogo noturno no meio do feriado. Nossa média de público é a melhor em anos, estamos melhores até que times da Série A. Muito em breve colocaremos 15 mil pessoas na Vila”

Camisa 3
“Ainda temos espaços para adesão tanto na frente como atrás da camisa. Fizemos uma avaliação e conseguimos ampliar o número inicial de espaços e conseguiremos colocar mais que os 1,2 mil previstos inicialmente”

Novidades
“Não temos por hábito falar das ações que vêm por aí, para não criar uma expectativa que eventualmente não se confirme. No começo do ano, por exemplo, tínhamos um projeto fantástico, que se tornaria um case do marketing esportivo, mas que foi abortado por causa da viabilidade legal. Mas não deve demorar para apresentarmos boas novidades ao torcedor. A ideia é sempre ter coisas novas para a torcida”

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