• Carregando...

Coluna publicada na Esportiva de hoje


Gil: eu aposto nele como titular quinta-feira. E você?

“É preciso montar um plano de jogo pensando nas duas partidas”. A frase foi dita por Marcelo Oliveira sexta-feira, no CT da Graciosa, e deve balizar qualquer avaliação sobre o Coritiba na decisão da Copa do Brasil.

Roberto segue em tratamento e não se sabe se poderá jogar. Vale a pena correr o risco de por um jogador talvez não plenamente recuperado em campo? Dois episódios recentes indicam qual deve ser a opção do treinador. Rafinha participou da decisão do Paranaense imediatamente após voltar de lesão. Machucou novamente e ficou fora por algumas semanas. Com um terceiro volante – Gil – o Coritiba dominou o São Paulo em dois terços do duelo no Morumbi. Perdeu, mas conseguiu reverter em casa… com assistência de Roberto para o segundo gol.

O Coxa provou que é capaz de atacar e se defender bem fora de casa com três volantes. O treinador confia plenamente em Gil. E se faltava argumento, as perdas de Marcel (certa) e Anderson Aquino (possível) reforçam que talvez seja momento de guardar opções ofensivas para semana que vem. Sem esquecer, claro, de atacar em Barueri. Caso contrário, com dois, três ou cinco volantes, não haverá plano de jogo que resista.

*****

Sexta-feira estive no CT da Graciosa para entrevistar Marcelo Oliveira, material publicado na Gazeta do Povo de domingo – leiam e ouçam, apesar do entrevistador ruim, ele disse várias coisas interessantes.

Saí de lá com duas impressões: 1) Gil vai jogar na quinta-feira. Dentro de um plano de 180 minutos, faz sentido ter uma formação que permita ser mais cauteloso na primeira metade do duelo; 2) Ganhando ou perdendo, Marcelo Oliveira não será o técnico do Coritiba em 2013. E talvez nem seja o treinador a concluir a temporada no clube. Repito: é impressão, não informação. Também senti o clube muito bem preparado para lidar com a iminente saída do treinador mesmo em meio a uma decisão. 2011 deixou o Coritiba calejado e isso vai fazer a diferença nos duelos com o Palmeiras.

*****

Vamos repetir o exercício da segunda semifinal com o São Paulo? O time em que eu aposto para a final: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Urso e Gil; Éverton Ribeiro e Rafinha; Éverton Costa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]