• Carregando...

Leonardo: Mordido e disposto a mostrar que é a solução para o ataque coxa-branca.

Sem tempo para buscar alguém no exterior nem disposto a pagar salários de três dígitos para jogadores encostados no Brasil, o Coritiba vai apostar em uma solução caseira para a crise na sua camisa 9. Leonardo voltou do empréstimo de três meses ao Guanghzou R&F, da China, com status de reforço. Na diretoria alviverde, há até quem o defina como craque. Para atender a tal expectativa, contudo, o atacante terá de superar dois problemas: a pouca atividade em 2012 e o histórico de lesões.

Quando procurou o Coritiba, o Guanghzou R&F tinha a intenção de adquirir Leonardo em definitivo. Mudou de ideia porque o jogador estava com uma contratura muscular. Os clubes, então, entraram em acordo pelo empréstimo de três meses. Àquela altura, Leonardo havia participado de apenas dois jogos pelo Coritiba. Entrou no segundo tempo das vitórias sobre Iraty (5 a 1, no Couto Pereira, dia 28 de janeiro) e Paranavaí (3 a 1, no Waldemiro Wagner, dia 1º de fevereiro). As duas participações somam 31 minutos.

Na China, Leonardo concluiu a recuperação da contratura e estreou no dia 10 de março, na vitória por 3 a 1 do R&F sobre o Beijing Guoan. Começou no banco, mas entrou logo aos 18 minutos para substituir Jumar. Na partida seguinte, o clássico contra o Guanghzou Evergande, ficou no banco o tempo todo. Depois, só foi relacionado novamente no dia 28 de abril. Atuou os 90 minutos da vitória por 2 a 1 sobre o Liaoning Whowin. Foi sua única partida completa no ano. A passagem pelo Guanghzou terminou em 27 de maio, na goleada por 5 a 1 sobre o Changchun Yatai. Leonardo jogou os dez minutos finais, substituindo Rafael Coelho, que havia marcado três gols – Davi fez os outros dois.

Assim, o cartel Leonardo em 2012 é de 203 minutos, uma partida completa, nenhum gol e 51 dias sem disputar uma partida oficial. Segundo o blog apurou, ele não teve mais espaço no R&F por decisão do técnico brasileiro Sérgio Farias, o que levou à sua saída da China assim que venceu o contrato de empréstimo. Chegou a ser cogitado um reempréstimo do jogador, para o FC Tokyo, clube que detém os direitos federativos de Roberto, cedido ao Coritiba até o fim do ano. Foi o presidente Vilson Ribeiro de Andrade quem bateu o martelo pela volta do atacante ao Alto da Glória.

Marcelo Oliveira já deixou claro que pretende usá-lo. Gosta bastante do estilo de Leonardo, um centroavante que sabe se deslocar bem pelo ataque e servir os companheiros com assistências. A avaliação é que essa forma de jogar casa bem com a velocidade dos meias coxas-brancas. Dentro do clube, Leonardo é visto como uma boa solução enquanto Keirrison não volta aos gramados, o que deve acontecer em agosto. Ainda assim, o K9 deve demorar alguns meses para readquirir o ritmo de jogo.

Dono da LA Sports, que cuida da carreira de Leonardo, Luiz Alberto Oliveira garantiu que o atacante não tem qualquer problema físico. E que seu cliente está 100% pronto para jogar. “Eu vejo o Leonardo mais com a cabeça de quando ele chegou ao Coritiba, em 2009, do que de quando ele saiu. Ele está mordido, querendo mostrar que é a solução para o ataque”, diz Luiz Alberto.

Já elogiei algumas vezes o futebol de Leonardo. Além do belo nome (desculpem-me, não podia perder a piada infame), ele tem uma inteligência acima da média para encontrar os companheiros bem posicionados. O pouco tempo de atividade em 2012 preocupa, mas não chega a ser um fantasma como seu histórico de lesões. Sempre que estiver em campo, Leonardo será útil ao Coritiba. A questão é o quanto seu corpo permitirá que ele jogue pelo Coritiba.

Leonardo em 2012
28/1 Coritiba 5 x 1 Iraty 29 minutos
1º/2 Paranavaí 1 x 3 Coritiba 2 minutos
10/3 Guanghzou R&F 3 x 1 Beijing Guoan 72 minutos
28/4 Guanghzou R&F 2 x 1 Liaoning Whowin 90 minutos
27/5 Guanghzou R&F 5 x 1 Changchun Yatai 10 minutos
Total: 5 jogos 203 minutos 0 gol

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]