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Modelo de camisa Nike do Celtic desenhado por um torcedor do clube escocês

Há algumas semanas circulou a informação de que o Coritiba poderia fechar um contrato de fornecimento de material esportivo com a Nike. Nasceu em uma comunidade sobre o clube no Orkut, migrou para outras redes sociais, chegou a sites e blogs, até desembocar nos veículos tradicionais. A diretoria coxa-branca negou até a morte e ainda passou um pito no piá que espalhou o “boato”.

Uso as aspas porque o assunto ganhou corpo hoje novamente, com o Napoleão de Almeida trazendo detalhes da suposta negociação em seu blog. O valor seria de US$ 1 milhão/ ano, mais 26 mil peças para serem vendidas nas lojas do clube, entre outros benefícios. A Lotto, atual fornecedora, já teria acenado com a possibilidade de oferecer um contrato bem melhor e a Penalty corre por fora.

Tiro as aspas do boato, mas trato a negociação como suposta porque ninguém no Coritiba confirma. Não confirma nem confirmará pelo menos até 31 de outubro. Há uma cláusula no contrato com a Lotto que prevê o pagamento da multa caso o Coxa negocie com alguém dentro deste prazo. Ou seja, se o Coritiba tirar o “suposta” de antes de “negociação” morre com uma grana e ainda corre o risco de prejudicar outras conversas.

Se houver um negócio e ele for fechado, representará uma mudança de estratégia da Nike. Hoje, a empresa norte-americana trabalha com apenas um clube brasileiro, o Corinthians. Tinha também a conta do Flamengo, perdida para a Olympikus. Os dois gigantes do futebol brasileiro, com alcance nacional, algo que o Coritiba não tem – e antes que acendam a fogueira, ressalto que a avaliação para o Atlético é exatamente a mesma.

Se a Nike começa a olhar para outros clubes, indica está disposta a expandir sua cartela de clientes, possivelmente uma estratégia de ampliar sua atuação na sede da próxima Copa do Mundo. E se a Nike muda a estratégia, pode apostar, não demora a Adidas e Puma virem atrás, o que pode tornar o negócio interessante para mais gente. Em diversos países a Adidas fornece material esportivo ao maior rival do time que tem contra com a Nike (Palmeiras x Corinthians, River Plate x Boca Juniors, Milan x Internazionale, Liverpool x Manchester United).

A associação entre Coritiba e Nike ainda não passa de um belo sonho em que há um grupo restrito de pessoas trabalhando para tornar realidade. Caso saia negociação haverá motivos de sobra para a torcida alviverde comemorar e se sentir especial. Mas mesmo quem teria motivos para torcer o nariz deve olhar para o negócio (caso ele deixe de ser suposto) com otimismo.

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