• Carregando...

Caros leitores,

Peço desculpas pela ausência prolongada. Assim como vários colegas da blogosfera, passei a semana atordoado com a tragédia do vôo 3054 e impossibilitado de escrever. Não pela perplexidade em si, mas pelo fato de não achar assuntos suficientemente relevantes, nada que merecesse comentários num momento de tamanha tristeza. Enfim, acreditei que nenhuma novidade tecnológica mereceria desviar a atenção das pessoas.

Durante a última semana, quis criticar autoridades, responsabilizar a inoperância de nosso governo e atacar a completa falta de senso moral de assessores da Presidência – mas percebi que existiam vozes mais gabaritadas para a tarefa.

No campo da informática, onde me sinto mais à vontade, me revolta o fato de golpistas usarem o desastre com o Airbus da TAM como isca para mais uma fraude cibernética. Um falso e-mail, assinado por “Assessoria de Imprensa – TAM”, contém a frase “Clique AQUI para ver o vídeo, que foi gravado pelo circuito interno da INFRAERO”. O link na palavra AQUI leva a um site que instala no PC um spyware – um desses cavalos-de-tróia capazes de roubar dados pessoais de internautas mais desatentos. É o oportunismo sem limite, sem escrúpulo algum.


Memorial da TAM no Second Life.

Quando vi a notícia de que a sede virtual da TAM no Second Life passou a abrigar um memorial para lembrar os mortos do acidente da última terça-feira, achei que a homenagem tinha uma ponta de mau gosto. Relacionei o metaverso com as matérias de comportamento que escrevi, com a diversão e o passatempo que as pessoas buscam ali.

O Second Life, para mim, não se prestava a abrigar eventos em que humor e entretenimento são indesejáveis. Mesmo assim, fui até lá. Li as placas de condolências, olhei as flores e vi outros avatares que estavam ali, como eu, parados, sem dizer nenhuma palavra… Talvez eu esteja errado, talvez o universo virtual tenha crescido de tal maneira que permita receber uma extensão de todo e qualquer sentimento do mundo real. Inclusive a dor e o pesar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]