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Desta vez, o Google foi perto demais!
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Vista da Times Square, em Nova Iorque, por meio da função “Street View” do Google Maps.

Uma nova ferramenta do Google Maps, batizada de Street View, permite que os usuários vejam fotografias dos endereços pesquisados. Por enquanto o serviço está disponível em cinco cidades norte-americanas (Nova Iorque, San Francisco, Miami, Denver e Las Vegas), mas já é uma daquelas maravilhas tecno-geográficas que a empresa de Mountain View especializou-se em colocar na web.

Mas, como não poderia deixar de ser, tem gente reclamando. De acordo com essas pessoas, o Google incorre em invasão de privacidade ao flagrar cidadãos desavisados e publicar suas imagens no Street View. No início, achei bobagem. Afinal de contas, quando o Google Earth surgiu em 2005, paranóicos do mundo todo foram rápidos em apontar o programa como um perigo para a segurança de nações e um facilitador para práticas de terrorismo. Como se um atlas fosse uma arma de destruição em massa…

O fato é que a suposta invasão de privacidade não me preocupa. As imagens postadas ali foram tiradas há meses (o Google afirmou que uma atualização será feita de tempos em tempos), os locais são públicos e a resolução não oferece muitos detalhes sobre os transeuntes. O Street View apenas reacendeu uma luz de alerta na minha cabeça sobre a própria atividade do Google.

Não quero ser um teórico da conspiração, mas vou lançar a pergunta: O que impede uma empresa — que sabe dos interesses (por meio das buscas), conhece os contatos (Gmail), assiste aos vídeos preferidos (YouTube) e tem dados básicos sobre a personalidade (Orkut) de seus usuários — de vender um pacote de informações pessoais para anunciantes? Ainda mais quando se lembra que essa mesma companhia também é dona da maior empresa de publicidade da web, a DoubleClick…

O Google tem em mãos todas as ferramentas para criar o marketing e a propaganda mais direcionados da história das comunicações. Isso sim suscita questões relativas à invasão de privacidade. E corta essa de “empresa do bem”, porque, como já cantou a Madonna, we are living in a material world!

PS: Querem dar uma espiadinha nos melhores flagrantes do Street View? A revista Wired está colhendo sugestões e já tem um “top-rated”, das fotos mais votadas: universitárias de biquíni, pegando um bronze no câmpus de Stanford, em Palo Alto; e um cara (ladrão?) escalando um portão em San Francisco são apenas dois exemplos.

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