• Carregando...

A esperteza de Steve Jobs não tem limites. Em uma das notícias mais bacanas (e inesperadas) da última semana, o presidente da Apple anunciou que uma versão para Windows do Safari, o navegador da Apple, estava disponível para download.

Agora, o Safari, um dos melhores browsers da internet – infinitamente superior ao Internet Explorer e melhor em alguns quesitos do que o Firefox –, não é mais exclusividade dos usuários de Mac. O resultado é que, em apenas 48 horas, o programa foi baixado 1 milhão de vezes. Acredito que o caminho a ser traçado por ele é parecido ao do iTunes, organizador de músicas e vídeos que conquistou o mundo e rivaliza com o Windows Media Player pela preferência do mercado.

Mas a esperteza de Jobs a que me refiro é outra história. Uma das principais críticas direcionadas ao iPhone, celular da Apple a ser lançado nos Estados Unidos no próximo dia 29 (às 6 horas da tarde da costa leste americana, mais especificamente) é o fato de que o aparelho terá compatibilidade com pouquíssimos aplicativos.

Explica-se: a Apple, por questões de segurança, não costuma abrir o código de seu sistema operacional, o Mac OS, para muitos desenvolvedores. Como o iPhone funcionará em Mac OS, apenas um ou outro programa e game estarão disponíveis para ele – uma séria desvantagem em relação a smartphones que rodam sistemas como Windows Mobile ou Symbian, por exemplo.

Ao oferecer o Safari para os mais de 90% de usuários de computadores que usam Windows, a Apple abre uma janela para que os desenvolvedores façam softwares para o iPhone. Eles serão aplicativos baseados na web, é verdade – o que ainda deixa o celular da maçã em desvantagem. A Nokia, por exemplo, distribui kits específicos para que produtores de software equipem seus celulares.

Ainda assim, Steve Jobs deu uma boa resposta aos céticos (eu, inclusive). Com 9% dos americanos interessados em comprar um iPhone em seu primeiro ano de existência, não será mais uma mera falta de joguinhos que impedirá seu sucesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]