• Carregando...

Texto enviado pelo repórter Vinícius Boreki:

Mesmo sem ter noção, Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, deu aula sobre como parte dos candidatos analisa a política e, sobretudo, como os partidos políticos selecionam seus homens de confiança. Com o Slogan “Vote Tiririca, pior que tá, não fica” e o número 2222 (número nobre no universo político), o humorista-palhaço-cantor tenta assumir uma vaga de deputado federal em São Paulo pelo Partido da República (PR).

A entrevista – muito bem conduzida pelo repórter Fernando Gallo, da Folha de S. Paulo – mostra, entre outras coisas, que Tiririca não tem propostas e mal conhece o trabalho de um deputado. Apesar disso, paradoxalmente, Tiririca é a grande aposta do PR. Motivos: é uma celebridade (ou pseudocelebridade, como queiram) e faz troça com política, atraindo muitos dos eleitores que transformam seu voto em uma
forma de protesto.

Talvez o PR não tenha se dado conta que, ao investir em um candidato como esse, eles não estão apenas fazendo palhaçada com a eleição, mas brincando com assuntos muito mais sérios, como a saúde, a segurança pública e a educação.

Veja os principais pontos da entrevista, conduzida por Fernando Gallo.

Folha – Por que você decidiu se candidatar?
Tiririca – Eu recebi o convite há um ano. Conversei com minha mãe, ela me aconselhou a entrar porque daria pra ajudar as pessoas mais necessitadas. Eu tô entrando de cabeça.

Sabe o que o PR propõe, como se situa na política?
Cara, com sinceridade, ainda não me liguei nisso aí, não. O meu foco é nessa coisa da candidatura, e de correr atrás. E caso vindo a ser eleito, aí a gente vai ver.

Quais são as suas principais propostas?

Como eu sou cara que vem de baixo, e graças a Deus consegui espaço, eu tô trabalhando pelos nordestinos, pelas crianças e pelos desfavorecidos.

Mas tem algum projeto concreto que você queira levar para a Câmara?
De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas como tem uma equipe trabalhando por trás, a gente tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza. Eu quero ajudar muito o lance dos nordestinos.

O que você conhece sobre a atividade de deputado?
Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer.

Em quem votou para deputado na última eleição?
Pra te falar a verdade, eu nunca votei. Sempre justifiquei meu voto.

Link para o texto completo aqui.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]