Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A parte boa e a parte ruim de os presos da Lava Jato irem para celas comuns

FrancischiniO secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini (SD), deu declarações depois do anúncio da transferência dos presos da Lava Jato para o sistema penitenciário afirmando que todos eles vão estar sujeitos ao mesmo tratamento dos presos “comuns”.

As tevês mostraram, inclusive, as celas onde os presos ficarão: vaso sanitário no chão (embutido em um buraco, para que a louça não seja usada como arma), espaço exíguo, sem chuveiro. O banho é com água fria. Não pode haver livros e revistas na cela. Banho de sol é por uma hora ao dia.

Deve ter quem considere isso uma excelente notícia. Em parte, é mesmo. É boa notícia pelo fato de gente rica e poderosa estar sendo presa no Brasil quando é o caso. E é boa notícia também que não esteja sendo dado tratamento diferenciado para as pessoas só por elas terem condição social melhor.

Mas é de se pensar se o que deveria ocorrer não é uma melhoria das condições dos presídios para os mais pobres, para os outros presos. Afinal, a ideia da prisão – apesar do que possam querer os mais sádicos – não é torturar o preso nem fazer com que ele sofra. Isso seria o oposto da ideia de civilização.

O propósito da cadeia é retirar a liberdade de ir e vir do preso, até para que ele não cometa mais crimes. E para que ele se ressocialize. As cadeias brasileiras não são voltadas para a ressocialização, em geral, mas para a punição.

Botar gente mais rica nos mesmos lugares não vai melhorar nada. A não ser que eles consigam, até nisso, fazer lobby, e conseguir que os presos não sejam, mais tratados em condições sub-humanas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.