• Carregando...
Álcool é inaceitável para 47% dos brasileiros; homossexualidade, para 39%
| Foto:

Álcool: visto como inaceitável por 47% dos brasileiros. Foto: Giuliano Gomes/Arquivo Gazeta do Povo.

Para os brasileiros, jogos de azar são mais “inaceitáveis” moralmente do que fazer sexo antes do casamento, e bebidas alcoólicas são consideradas algo pior do que a homossexualidade. Esses são alguns dos resultados de uma pesquisa do Pew Research Center, feita em 40 países.

O levantamento perguntava sobre oito comportamentos diferentes se eram “inaceitáveis”, “aceitáveis” ou se não eram uma questão moral. O comportamento tido como mais inaceitável foi o caso extraconjugal: 84% disseram que isso é inaceitável e só 6% disseram ser aceitável.

Depois, pela ordem, foram considerados inaceitáveis o aborto (79%), os jogos de azar (64%), uso de álcool (47%), homossexualidade (39%), sexo antes do casamento (35%), divórcio (24%) e uso de contraceptivos (8%).

Os valores na maior parte dos países seguem ordens parecidas, embora os números divirjam bastante. Na França, houve a maior aceitação a casos extraconjugais, por exemplo, com 47% apenas dizendo que são inaceitáveis. Na República Tcheca, 17% disseram que casos fora do casamento são aceitáveis.

No caso da homossexualidade, os valores mais altos de rejeição costumam ser encontrados nos países islâmicos: Egito (95%), Jordânia (95%) e territórios palestinos (94%). A menor rejeição à homossexualidade aconteceu na Espanha, onde 6% apenas disseram que se trata de algo inaceitável.

Um dos índices que mais variam de país para país diz respeito ao sexo antes do casamento. Na Indonésia, só 1% disseram ser aceitável, enquanto na Alemanha e na França só 6% disseram ser inaceitável.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]